Notícias

Telemar vai usar satélite nas regiões norte e nordeste

Até junho deste ano, a Telemar deverá integrar via satélite todas as cidades com mais de mil habitantes das regiões norte e nordeste. O projeto Satélite, como é chamado pela empresa, demanda investimentos de R$ 230 milhões – divididos em 200 e 2001 – e tem o objetivo de atender as metas da Anatel.

Para isso, a operadora conta já com uma posição orbital, devendo lançar em breve seu próprio satélite. Enquanto isso, as estações já em operação são atendidas através do aluguel de dez transponders.

De acordo com Tarcísio Collyer, coordenador do projeto, a primeira etapa já foi concluída, com a construção de hubs no Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Bela Vista, Macapá e Bahia. “Esta primeira etapa estará em operação até o dia 10 de março, diz o executivo.

Para segunda etapa, a operadora assinou contratos com a NEC, Nortel e Hughes. “Serão mais 326 estações”, diz Collyer. O projeto prevê mais duas estações de grande porte (São Luís e Bahia), 85 telefones públicos e o restante em estações remotas, tudo controlado através do centro de operações da empresa, no Rio de Janeiro.

“Com o projeto, fechamos as metas da Anatel e recebemos o passaporte Brasil, que nos permitirá operar em todo o território nacional e também com ligações internacionais”, afirma. Somente uma das empresas envolvidas no projeto, a Linksat – subcontratada da NEC para projeto, instalação e teste das bases terrestres – tem contratos no valor de R$ 3,2 milhões.

“Ao todo, somos responsáveis pela construção de 180 estações”, revela Hélio Kairalla, diretor comercial da empresa. Pelo cronograma fechado com a NEC, a empresa entrega as estações dos estados de Roraima e Amapá até o dia 30 de março; Amazonas e Pará até 30 de abril e o restante até o dia 30 de junho.

Para atender aos prazos,a empresa tem 22 equipes – 13 civis e nove técnicas – trabalhando no projeto Satélite. “A equipe civil começa o trabalho, preparando a infra-estrutura para a instalação das parabólicas, em seguida entra a equipe técnica, que instala os equipamentos fornecidos pela NEC e faz os testes necessários, deixando tudo pronto”.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

1 hora ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

2 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

3 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

3 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

5 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

6 horas ago