Notícias

Gartner: Pocket PC pode colocar dados em risco

O sistema Pocket PC 2002, da Microsoft, não se preocupa com questões de segurança e pode deixar dados críticos armazenados em handhelds e PCs vulneráveis a roubo e perda, segundo um analista do instituto de pesquisa Gartner.

As companhias que usam dispositivos baseados no Pocket PC deveriam apelar para produtos de terceiros para proteger suas informações, completa a nota do nstituto. Representantes da Microsoft contestaram a análise do Gartner sobre a segurança do Pocket PC.

“O Gartner erroneamente culpa o Pocket PC pelas potenciais brechas de segurança que são, na realidade, relacionadas ao uso inseguro dos PCs”, afirma Bridget Yau, porta-voz da Microsoft.

Apesar de a Microsoft anunciado sua nova iniciativa em janeiro para aumentar a segurança dos seus produtos, entre eles Windows, Office e Visual Studio .NET, o Pocket PC não foi citado como parte da Trustworthy Computing e teve ter suas questões de segurança ignoradas até a próxima versão, esperada para daqui 18 a 24 meses, diz o Gartner.

Segundo o instituto, essas questões de segurança associadas ao Pocket PC estão retardando a adoção dos handhelds baseados no sistema.

Entre as vulnerabilidades que a pesquisa do Gartner identificou no Pocket PC, estão as configurações default que não exigem uma senha e a política de senhas que não podem ser sincronizadas com o PC.

Outras áreas inseguras incluem:

  • a capacidade de sincronizar um Pocket PC a um PC sem exigir senha, dando acesso a dados no Outlook e outras aplicações; a impossibilidade de criptografar arquivos com a Crypto API incluída no Pocket PC;
  • falta de segurança com dispositivos de armazenamento portáteis, como cartões de memória;
  • falta de políticas para restringir as ações dos usuários. Para Yau, da Microsoft, a afirmação do Gartner de que um handheld Pocket PC pode ser facilmente usado para fazer o download de dados de aplicações como o Outlook é “incorreta”.
  • “Um Pocket PC não pode ser instalado em um PC protegido por senha, sem usa-la para acessar os dados”, diz a porta-voz. “Um PC sem proteção por senha é um risco muito maior para os dados.”

    Contudo, Microsoft e Gartner concordam que aplicações de terceiros podem ser usadas para atacar as vulnerabilidades citadas pelo instituto de pesquisa. Mas o Gartner afirma que a solução não é uma resposta suficiente para muitas corporações e que as ações necessárias para aumentar a segurança do Pocket PC deveriam ser dadas pela Microsoft.

    “As soluções de terceiros implicam em mais custo e, às vezes, não estão disponíveis em idiomas locais”, alerta o Gartner.

    [ Com tradução da PC World ]

  • Recent Posts

    SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

    SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

    15 horas ago

    Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

    por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

    18 horas ago

    Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

    A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

    20 horas ago

    Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

    A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

    2 dias ago

    Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

    Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

    2 dias ago

    Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

    DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

    2 dias ago