Notícias

Portobello migra ERP para Oracle

No próximo dia 15, a catarinense Portobello — fornecedora de pisos e revestimentos cerâmicos — inicia a migração de seu ERP (Enteprise Resource Planning) para a suite de aplicações Oracle E-Business Suite 11i, nos módulos Financeiro, Comntábil, Fiscal, de Suprimentos, Materiais e Compras.

Com a iniciativa, no entanto, a empresa deixa de usar o sistema de gestão Magnus da Datasul, que adquiriu em 1991 e vinha atualizando até então.

“Já que tínhamos que fazer a migração, pensamos em um sistema de classe mundial. Avaliamos SAP, PeopleSoft, Oracle, Datasul e Baan”, conta Sandro Tavares, gerente de informática da Portobello, que participa do Oracle Apps World, em San Diego.

Segundo Tavares, a companhia vem avaliando a migração de seu ERP e a modernizaçcao do parque de TI desde 1999, mas os planos foram postergados em virtude da ampliaçao de sua fábrica de porcelanato.

O projeto que deve levar em torno de três anos, compreende, em uma primeira fase, a implantação dos módulos de Logística, Manufatura e de Planejamento Avançado do ERP da Oracle, que entram no ar até o final de 2003. “Na sequência, avaliaremos ferramentas de CRM (Customer Relaitonship Management) e de SCM (Supply Chain Management)”, adianta Tavares.

A busca pelo diferencial competitivo em tecnologia é uma das estratégias da empresa sediada em Tijucas, (Santa Catarina), para garantir e competitividade frente a concorrentes como Eliane e Cecrisa.

Como uma empresa de manufatura de processos, segundo o executivo de TI, a Portobello assegura sua qualidade de produção com o novo ERP, tanto para o mercado local como para a média de 20% a 25% dos produtos exportados.

Atualmente, o time de tecnologia da empresa é formado por 22 profissionais, divididos em áreas de negócios como Apoio Industrial, Administração, Comercial, Logística e Infra-estrutura.

O gerente de TI não revela o investimento no projeto, mas detalha que contrato com a Oracle foi fechado em 8 de março e que a Portobello contará com a consultoria da Aporte, de Joinville (SC), para promover a implantação do Oracle 11i.

Com a mudança do ERP da Datasul, de acordo com Tavares, a empresa também, deixa de trabalhar com o banco de dados Progress, que será substituído por Oracle. O parque de hardware, atualmente com máquinas Compaq e Intel, também passa por mudanças. Nesta concorrência estão HP e IBM.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

13 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

17 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

19 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago