Notícias

Vale Refeição migra para tecnologia de smart card

A SmartNet, empresa de tecnologia dedicada ao fornecimento de cartões inteligentes pré-pagos, o Grupo VR (Vale Refeição), a Ticket e a Sodexho anunciaram nesta quarta-feira, dia 4, o início de um projeto-piloto de migração de vales-refeição para smart cards.

A iniciativa, que conta com investimentos da ordem de US$ 10 milhões por parte da SmartNet até 2003, envolve cerca de 7 mil cartões, que podem ser utilizados em aproximadamente 170 bares e restaurantes credenciados pelas três empresas em Goiânia (GO). O novo sistema chega a São Paulo, nos próximos três meses.

As transações serão efetuadas off-line e, num primeiro momento, os estabelecimentos não pagam o equipamento, como uma forma de estimular a migração.

Segundo Cid Antão, presidente da SmartNet, os estabelecimentos pagarão pelo aluguel do equipamento cujo tamanho é similar a uma calculadora. Os equipamentos são fabricados em regime de OEM (Original Equipment Manufacturer) pela Hypercom.

“O valor cobrado pelo aluguel será inferior ao ônus de toda a logística envolvida no processo de papéis, além de evitar falsificações”, diz Antão.

Nas corporações clientes dos emissores, os departamentos de recursos humanos eliminarão o trabalho de verificar a ausência de talões solicitados, roubos, extravios entre outros problemas.

Outra vantagem está na possibilidade dos emissores conhecerem o usuário final, já que o cartão com chip permite a armazenagem de até 400 transações diárias, contendo informações de horários e datas das transações, com como o nome do usuário e da empresa cliente.

“O valor por cartão para o emissor é de US$ 3, mas a idéia é diminuir a capacidade de armazenamento, mantendo os níveis de segurança para baratear o custo”, complementa Antão. O executivo prevê que o período de transição dos vales-refeição em papéis para cartões ocorra em dois anos.

Em um comunicado encaminhado nesta quarta-feira, a Ticket acrescenta que também avalia resultados de outros pilotos similares conduzidos pela RedeCard, responsável pela infra-estrutura dos cartões Ticket Alimentação e Ticket Car.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

13 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

17 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

19 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago