Notícias

Operadoras regionais têm melhores índices de satisfação

A pesquisa de Satisfação de Usuários de Serviços Telefônicos, realizada pelas universidades do Rio Grande do Sul e São Paulo, constata que o usuário fica mais satisfeito com contato direto com as operadoras. Neste caso, as menores prestadoras levam vantagem.

Conforme o ranking divulgado pela Anatel, no Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) residencial, a operadora que teve melhor índice de satisfação de seus usuários foi a CTMR, operadora da Brasil Telecom em Pelotas (RS), com 80,7% de seus usuários com satisfação total com os serviços prestados.

A segunda colocada, foi outra empresa regional, CTBC Telecom, no Mato Grosso do Sul, com a mesma taxa de 80,7%. A Telesc (operadora da Brasil Telecom em Santa Catarina), alcançou o índice de satisfação total em 80,6% de seus usuários.

A Sercomtel (operadora do STFC em Londrina e Tamarana no Paraná), ficou na quarta posição ao alcançar satisfação total de 80,3% de seus usuários. A quinta colocada, que teve satisfação total apontada por 78% de seus usuários, foi a CTBC Telecom no Estado de Goiás.

Para os usuários do STFC não residenciais, as empresas regionais também figuram entre as primeiras colocadas. A líder é a Sercomtel (78,7%), seguida da Telems (operadora da Brasil Telecom no Mato Grosso do Sul) ( 75,9%), CTBC Telecom em Minas Gerais ( 75,8%), Telegoiás (Brasil Telecom no Estado de Goiás) ( 75,7%) e da CTBC Telecom no Mato Grosso do Sul (75,1%).

No Serviço Móvel Celular (SMC) pós pago, a líder do ranking é a Telet (Rio Grande do Sul), com satisfação total entre 76,8% de seus usuários pesquisados. A segunda colocada é a Sercomtel Celular (Paraná) com a taxa de satisfação de 76,6%, em seguida está a Telern Celular (RN), com aprovação de 76,2% de seus usuários.

A CRT Celular (Rio Grande do Sul) alcançou satisfação total de 76% de seus usuários e a ATL (Rio de Janeiro) atingiu 75,8%.

No pré-pago, a melhor colocada foi a Norte Brasil Telecom (NBT), no Estado do Amazonas, com satisfação total de 83,7% de seus usuários. A CTMR Celular (Rio Grande do Sul) apresentou aprovação de 82,8% de seus usuários entrevistados. A NBT no Maranhão surge na terceira posição, com a satisfação total de 82,2%.

Ainda consideradas com uma boa taxa de satisfação seguem a Americel no Mato Grosso do Sul (81,8%) e a Telet (Rio Grande do Sul) com 81,6%.

A pesquisa não questiona o desempenho das operadoras de longa distância nem as empresas espelho. O argumento é que estes nichos não são tão abrangentes quanto os demais.

Com reportagem de André Silveira, de Brasília

[ Leia outras notícias no site da World Telecom – worldtelecom.idg.com.br ]

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

2 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

5 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

7 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago