Notícias

HP/Compaq: acordo fechado, surge a nova HP

Quando no dia 4 de setembro de 2001, a Hewlett Packard anunciou a intenção de comprar a arqui-rival Compaq por US$ 25 bilhões, o mercado reagiu com grande surpresa. A fusão iria gerar uma gigante com um faturamento estimado em US$ 87 bilhões. Só que a reação ao negócio também surpreendeu.

Durante nove meses, o processo de aprovação da fusão enfrentou batalhas e até, atos constrangedores,entre eles, o grampo telefônico da CEO e Chairman da HP, Carly Fiorina. Walter Hewlett, o maior adversário da fusão, tentou ao máximo impedir a concretização do negócio, mas terminou derrotado no Conselho Administrativo e nos tribunais dos EUA.

Ultrapassada essa etapa, a fusão HP/Compaq, agora, passa por um novo teste de fogo: o anúncio da estratégia de atuação conjunta.

Já a partir dessa segunda-feira, 6, a Compaq deixará de ser uma empresa independente na Bolsa de Valores de Nova York. A Hewlett Packard mudará seu símbolo no mercado financeiro deixando de ser HWP para HPQ.

Para esta terça-feira, 7, está previsto o primeiro grande anúncio da nova HP. Toda a área de atendimento ao cliente – como produtos, marketing e suporte – terá prioridade na nova estratégia. tanto é assim que a integração de linhas de produtos e as novas marcas são os primeiros itens da pauta de anúncios.

HP e Compaq já dedicaram aproximadamente 1 milhão/horas no trabalho de integração das companhias. A intenção, observa Paul McGuckin, analista do Gartner Group, é apresentar ao mercado o melhor plano de integração de companhias da história da tecnologia da informação.

Mas, McGuckin alerta que os consumidores da HP podem vir a ter surpresas não muito agradáveis, entre elas, a descontinuidade de uma série de famílias de produtos, já que a HP encara a fusão como uma "oportunidade" para fazer uma "arrumação de casa" definitiva. Essa "faxina" atingiria, particularmente, a linha Compaq´s OpenVMS/Tru64 e a área de infra-estrutura de software da HP.

O analista acredita que os usuários dessas plataformas podem enfrentar dificuldades de relacionamento com a nova HP. No entanto, McGukin adianta que deverá acontecer uma redução de preços nas linhas de produtos high ende de armazenamento(storage) e servidores.

"O único claro vencedor da fusão é a IBM", dispara o analista Jonhathan Eunice, da Illuminata. Segundo ele, a big blue poderá ganhar mercado com a instabilidade que virá nos negócios da nova HPQ.

Para a analista, o anúncio da fusão, que terminou por coincidir com a depressão norte-americana — em 11 de setembro, aconteceu os atentados ao World Trade Center — fez com que a HP e a Compaq perdessem espaço junto aos usuários. Nesse tempo, a IBM consolidou negócios junto a novos usuários, observa Eunice. Segundo ela, quanto mais rápido a nova HPQ anunciar seus produtos, melhor será.

Outra definição importante para a nova HP/Compaq será o anúncio da redução de empregados. Em setembro passado, foi anunciado que 15 mil funcionários das duas empresas perderiam seus empregos em função da superposição de cargos. Com a turbulência da aprovação, o tema foi relegado a um segundo plano, mas agora, volta à tona.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

14 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

18 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

20 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago