Notícias

Acer fecha no Brasil e em mais cinco países da AL

A Acer, fabricante mundial de computadores pessoais, notebooks e servidores, anunciou uma reestruturação em suas operações para a América Latina, que resultou no fechamento das subsidiárias do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Com as mudanças, as atividades da companhia nesses países ficarão sob o guarda-chuva do escritório de Miami, que terá Eric Tien como diretor-geral para a região.

O executivo, que está há 10 anos no Grupo Acer, acumula ainda a função de vice-presidente sênior da Acer para os Estados Unidos, Canadá e América Latina. Até então, as operações latinas da companhia estavam sob o comando de Mário Teuffer, que assume o cargo de assessor da presidência da empresa nos três mercados.

A situação da Acer no País já era delicada. Desde o final do ano passado, a empresa modificou seu modelo comercial, que a levou a fechar sua fábrica em Barueri. Como conseqüência, 35 dos 60 funcionários foram demitidos e a Acer passou a administrar seu canal de distribuidores na tentativa de fomentar as vendas.

Até o fechamento da unidade brasileira, a companhia contava com apenas 4 pessoas na equipe de vendas e marketing. A fabricante informou que seus produtos continuarão sendo comercializados através de distribuidores e que a assistência técnica será feita por uma equipe terceirizada.

Segundo a companhia, a única subsidiária latina que continuará independente será a do México, detentora de um market share de 35% na região.

Até a reestruturação realizada em dezembro de 2001, o Brasil era o segundo país no ranking da Acer na América Latina em termos de participação de mercado, com 30% do volume vendido pela fabricante na região.

Criada em 1976, a fabricante está entre as marcas mais vendidas do mundo. A empresa tem operações na Ásia, Europa, Oriente Médio e Américas, presente em mais de 100 países.

Com reportagem de Karina Garcia

[ Leia mais notícias no site do IDG Now! – www.idgnow.com.br ]

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

16 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

20 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

22 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago