Notícias

Vírus Code Red explora falha no Windows NT

De acordo com o norte-americano CERT Coordination Center (CERT/CC), especializado em segurança na Internet no SEI (Software Engineering Institute), mais de 225 mil computadores foram afetados pelo malicioso vírus chamado Code Red, que explora uma vulnerabilidade no "buffer (área usada para armazenamento temporário de dados) overflow" em certas configurações dos sistemas operacionais Windows NT e Windows 2000.

O Code Red, que tem se espalhado rapidamente pela Internet, explora um buffer overflow no IIS (Internet Information Server), da Microsoft, e no Indexing Service DLL (Dynamic Link Library), segundo a CERT/CC. A vulnerabilidade está presente na maior parte das versões 4.0 e 5.0.

Conforme alerta um comunicado da CERT/CC, emitido na quinta-feira, dia 19, esta falha no buffer overflow permite que um intruso tenha completo controle de um determinado sistema.

Se um servidor ISS afetado tem o inglês como linguagem padrão, o Code Red irá desconfigurar todas as páginas Web com a mensagem "HELLO! Welcome to http://www.worm.com! Hacked By Chinese!", além de degradar a performance geral do sistema, bem como vasculhar outros servidores com o objetivo de propagar-se.

Se a linguagem padrão não for o inglês, segundo a CERT/CC, o vírus continuará vasculhando o sistema mas nenhuma mudança aparente ocorrerá nas páginas Web.

O Code Red também pode iniciar ataques do tipo "Denial of Service" (DoS) já que vasculha sistemas e redes que não estão comprometidos pela falha no buffer overflow do IIS Indexing.

O Web site da Casa Branca foi alvo de um ataque do tipo DoS iniciado por um vírus Code Red, de acordo com a NIPC (National Infrastructure Protection Center), gerida pelo FBI. Felizmente, para os usuários, a iniciativa do Code Red pode oferecer uma oportunidade para proteção de seus sistemas.

Para proteger-se do ataque e prevenir a propagação do vírus, usuários devem aplicar uma proteção desenvolvida pela Microsoft.

Mais informações sobre o IIS Indexing Service DLL e os sistemas de proteção contrao o Code Red estão disponíveis no site www.microsoft.com/technet/treeview/default.asp?url=/technet/security/bulletin/MS01-033.asp.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

9 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

13 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

15 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago