Notícias

GOL utiliza ARIS RPA para aumentar eficiência operacional

A GOL Linhas Aéreas está investindo em novas tecnologias para aumentar a sua eficiência operacional. A companhia começou a utilizar a solução ARIS RPA da Software AG, e o resultado foi a redução de 20 dias para quatro horas o tempo de disponibilização da programação dos voos.

Segundo Paulo Palaia, CIO da GOL e diretor do GOLlabs, a plataforma aumentou a produtividade da equipe, liberando os profissionais para executar atividades mais estratégicas. Antes, os colaboradores precisavam lidar com um sistema para gerenciar a malha aérea e outro específico para reservas e emissão de bilhetes para venda.

“Tínhamos dois sistemas distintos para realizar este procedimento crucial para nossa operação. No entanto, eles não eram integrados e geravam centenas de atualizações diárias com dados para reserva e emissão de bilhetes. Esse processo tomava muito tempo da equipe responsável e demandava a realização de rechecagem das informações manualmente por dezenas de profissionais altamente qualificados”, explica o executivo.

Por conta da complexidade do gerenciamento da programação de voos, o departamento de TI da GOL realizou diversas tentativas para resolver o problema. No final de 2018, a Software AG iniciou uma prova conceito na empresa, demonstrando os benefícios da automação robótica de processos da solução ARIS RPA.

Durante os testes, foram realizadas as integrações necessárias entre o sistema de gerenciamento da malha aérea e o de reservas e emissão de bilhetes. “Nós operamos cerca de 750 voos por dia e até 1.000 voos/dia durante a alta temporada. Anteriormente, com a necessidade de uma rechecagem dos voos feita de forma manual, nosso processo de atualização dos dados da programação dos voos durava até 20 dias. Hoje, com o RPA, fazemos este trabalho em 4 horas, coordenando mais de 300 mil voos por ano com maior eficácia” acrescenta Palaia.

Seguindo o objetivo de otimizar a produtividade, a GOL também pretende implementar a solução ARIS RPA em outras operações. Conforme anunciado pela companhia, até o final deste ano diversos processos deverão ser automatizados. “Agora, temos a capacidade de dar respostas mais rápidas a situações não-programadas, por exemplo. Com isso, conseguimos oferecer melhores serviços ao mesmo tempo que reduzimos custos”, declara o CIO.

Recent Posts

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

51 minutos ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

1 hora ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

3 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

4 horas ago

Copa do Mundo 2026 vira laboratório global para IA, dados e infraestrutura digital

Desde o início do ano, a redação acompanha como a Copa do Mundo 2026 extrapola…

4 horas ago

NiCE cria hub de pesquisa para acelerar adoção de IA agêntica nas empresas

A NiCE anunciou a criação do NiCE Labs, um laboratório voltado ao desenvolvimento e à…

5 horas ago