Categories: Notícias

Fusion II: A importância do barramento

Em 2006 o mercado da tecnologia foi agitado por uma notícia bombástica: depois de um bocado de negociações, idas e vindas, a gigante AMD, grande rival e concorrente da Intel, conseguiu adquirir, pela bagatela de 5,4 bilhões de dólares americanos, a não menos gigantesca ATI que, se não era a maior, era sem dúvida uma das duas maiores empresas especializadas em processadores gráficos (a outra era ? e ainda é ? a NVidia).

Não se pode dizer que foi uma “briga de cachorro grande” porque briga, mesmo, não houve: a aquisição foi feita com a aquiescência de ambas as partes. Mas que eram animais de porte respeitável, ninguém pode negar. Por isso a notícia repercutiu tanto.

E agora a AMD anuncia que, graças ao domínio da tecnologia de processamento gráfico haurida da ATI, acabou de lançar no mercado o primeiro membro da família Fusion, uma classe de processadores que funciona tanto como unidade central de processamento para dados como, graças à sua capacidade gráfica, dispensa o uso de coprocessador para este mister.

Mas por que cargas d´água uma empresa especializada na fabricação de processadores de dados teria interesse em desenvolver um chip também capaz de processamento gráfico?

Por estranho que pareça, isto nada mais é que uma consequência direta da evolução da tecnologia, principalmente aquela usada no desenvolvimento de barramentos rápidos e no aumento da capacidade de processamento das UCPs modernas.

Mais especificamente a evolução paralela de dois ramos distintos, o que levou à substituição da transmissão paralela pela transmissão serial de dados nos barramentos de alto desempenho e aquele que levou ao desenvolvimento de microprocessadores multinucleares.

Nesta coluna veremos porque um barramento de alta capacidade de transmissão de dados é importante neste contexto.

Page: 1 2 3 4

Recent Posts

Novos executivos da semana: Ericson, V8.Tech, Inetum e mais

O IT Forum apresenta, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e mudanças…

2 horas ago

O próximo passo da IA no desenvolvimento de software

por Christian Souza Os agentes de codificação já deixaram de ser uma promessa distante para…

3 horas ago

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

3 dias ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

3 dias ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

3 dias ago

CHG-MERIDIAN supera € 3 bi em contratos de leasing e registra lucro recorde em 2025

O Grupo CHG-MERIDIAN encerrou 2025 com resultados históricos, impulsionado pela expansão dos investimentos corporativos em…

3 dias ago