A Furukawa quer intensificar o abastecimento de revendas de produtos para redes de comunicação voltadas para o mercado SoHo (pequenos negócios, escritórios e residências). Para isso, a companhia japonesa desenvolveu uma ferramenta de e-commerce B2B, o SOHO SHOP, que busca facilitar o fornecimento de produtos para revendas que atuam neste segmento.
O foco é atender desde pequenas revendas até grandes lojistas, entre eles lojas de materiais elétricos e de informática. A aposta em comércio eletrônico começou há cerca de um ano, quando a companhia trouxe ao mercado sua primeira plataforma, com foco na venda de produtos para provedores de internet. A estratégia, segundo Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa Electric LatAm e vice-presidente do Grupo Furukawa Electric, duplicou o volume de vendas neste setor em apenas um ano.
Agora, a Furukawa aposta em um “novo mundo”, como o executivo classifica. Além dos produtos das linhas Sohoplus e Metrocable, o portal oferece itens como roteadores Wi-Fi, cabos ópticos e metálicos para redes internas (LAN), além de acessórios. Em breve, novos produtos serão adicionados ao portal, entre eles uma linha de câmeras de segurança e soluções para automação residencial – que poderão ser integradas a aplicações de internet das coisas (IoT).
Guilherme Hoffmann, head de e-commerce e gerente de projeto do portal, explica que a plataforma aceita somente compradores com CNPJ, que passam por um processo de avaliação e aprovação antes de ter acesso ao portal. O valor mínimo de compra é de R$ 1 mil e, a partir de R$ 3 mil, o frete é grátis. “Um e-commerce não pode ser somente um site. Por isso apostamos em quatro pilares: produtos de qualidade, solução financeira, suporte técnico e comercial, e solução de supply chain”, destaca Hoffmann.
Atualmente, as vendas com este tipo de produtos estão na casa dos R$ 60 milhões anuais. Com o e-commerce, a meta é dobrar e chegar a R$ 120 milhões neste ano. O número representaria uma parcela significativa do total do faturamento da empresa na América Latina, que foi de R$ 730 milhões em 2016 e tem projeção de chegar a R$ 813 milhões neste ano. “O projeto é ter de 10 a 12% da fatia total”, diz Shaikhzadeh.
A companhia garante que o novo formato de vendas não impactará no trabalho dos distribuidores – atualmente são 41 no Brasil. Segundo Roberto Kihara, gerente geral comercial da Furukawa Electric LatAm no Brasil, cerca de 30% dos produtos deste mercado vêm do “mercado cinza”, ou paralelo, ou seja, itens sem certificação da Anatel. Esse modelo facilitado de venda ajudará a eliminar este problema, afirma o executivo.
Shaikhzadeh comenta também que o e-commerce não atenderá grandes projetos, que precisam de dedicação especializada e customizada de um distribuidor, mas sim, pequenas implementações, como em escritórios menores e casas. Além disso, o executivo afirma que este setor representava uma margem pequena para os distribuidores, por isso não haverá impactos negativos. “São mundos diferentes”, completa.
Outra vantagem oferecida pelo SOHO SHOP, e destacada pelos executivos, são as várias formas de pagamento, que podem ser combinadas, facilitando o ajuste ao fluxo de caixa do comprador. As opções incluem o Furukawa Card (linha de crédito especial, que oferece maior prazo de pagamento), Crédito Furukawa, cartões de crédito das principais bandeiras do mercado, boleto bancário, transferência eletrônica e Programa Rewards – o novo programa de fidelidade exclusivo para compras pelo portal.
A loja virtual também dispõe de uma Central de Super Atendimento (pelo 0800 644 4894), especializada na administração de vendas B2B. Para quem ainda não é revenda cadastrada, a SOHO SHOP permite a solicitação de cadastro on-line.
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