Notícias

Firefox vai deixar de suportar plugins no final de 2016

Recentemente, o Google Chrome deixou de suportar plugins como Java e Silverlight. Agora é a vez do Firefox. Quinta-feira, 8/10, a Mozilla anunciou em seu blog que até o fim de 2016 deixará de suportar plugins baseados na Netscape Plugin Application Programming Interface (NPAPI).

Por muitos anos, plugins NPAPI ajudaram o Firefox a adicionar funcionalidades, como jogos, mapas interativos, e suporte a vídeo. Mas plugins também acarretam problemas, como vulnerabilidades de segurança, instabilidade e degradação de desempenho. A comunidade de padronização da Web superou esses problemas, parte através da criação do HTML 5, e outras tecnologias nativas da Web, facilitando o fim do uso de plugins.

Também a exemplo do que decidiu o Chrome, mesmo com o fim do suporte aos plugins, o Flash continuará a receber um tratamento especial no Firefox. Embora a tecnologia também esteja caindo em desuso (Amazon, por exemplo, anunciou recentemente que iria proibir anúncios baseados em Flash), vídeos em Flash e anúncios baseados em Flash ainda são amplamente utilizados.

O usuário médio da Web provavelmente não vai notar uma grande mudança quando os plugins NPAPI desaparecerem do Firefox. Poucas funcionalidades estão sendo perdidas, graças às tecnologias nativas da Web. A grande exceção seria na área de games.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

2 dias ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

2 dias ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

2 dias ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

3 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

3 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

3 dias ago