5G oferece desafios e oportunidades de negócios para o Brasil

Estudo desenvolvido pelo IDC, em parceria com o Movimento Brasil Digital aponta caminhos para a nova tecnologia de conexão no país

Author Photo
1:33 pm - 21 de outubro de 2020
5g negócios 5G network with abstract high speed technology POV motion blur

O 5G trará oportunidades de novos negócios para diversos players do ecossitema de tecnologia. Essas novas formas de entregar experiências vão desde os processadores e circuitos eletrônicos, passando pelos equipamentos, elementos de rede e funções de rede definidas por software. A nova tecnologia deve abrir espaço para soluções como a operação de carro autônomos até mesmo a criação de experiências que ainda nem foram imaginadas.

Fato é: a chegada do 5G deve causar uma evolução para o B2B semelhante ao que aconteceu com o 4G no mercado voltado para os consumidores finais. Os dados são de um estudo preparado para o Movimento Brasil Digital e preparado pelo IDC. Com os leilões das faixas de espectro utilizadas para a implementação da tecnologia anunciados para 2021, o momento é de planejamento.

 

5G: o tempo urge

Entretanto, é importante ter agilidade e visão estratégica para que a chegada desse novo formato seja um salto em investimento e qualificação de mão de obra, segundo os especialistas que participaram de uma live promovida pelo movimento para apresentação do estudo.

Assim, o material sobre o 5G foi apresentado pelo gerente de Pesquisa e Consultoria, Telecomunicações do IDC Brasil, Luciano Saboia em live com participação da presidente da IBM América Latina, Ana Paula Assis, o presidente da Cisco Brasil, Laercio Albuquerque e com o vice-presidente de redes da Ericsson Brasil, Marcos Scheffer. O evento teve a mediação do Diretor Executivo do Movimento Brasil Digital, Vitor Cavalcanti.

Desafios e negócios

De acordo com Sabioa, a mudança trazida pela nova conexão coloca a experiência de uso no centro. “Até hoje a conectividade tinha, nas operadoras, um papel central. A conexão tinha um protagonismo e existia uma dependência para que as outras atividades viessem a acontecer. No 5G nós teremos os use cases no centro”, aponta o especialista da IDC. No entanto, para a tecnologia entregar todo seu potencial, serão necessárias parcerias entre diferentes fornecedores e desenvolvedores.

Até o ano de 2024, o estudo estima um investimento com infraestrutura de rede para o Brasil da ordem de R$2,5 bilhões. Por outro lado, estima-se que o 5G vai proporcionar ao segmento B2B novos negócios na ordem de US$ 23 bilhões até o ano de 2024.

Para Ana Paula Assis, o momento prova que conexão nunca foi tão necessária. “No fundo, o impacto da pandemia só trouxe mais demanda, mais necessidade porque a digitalização se acelerou tremendamente. Hoje a tecnologia é vital para as empresas e pessoas”, explicou a executiva da IBM.

Por outro lado, Marcos Scheffer, da Ericsson Brasil, explica que o 5G deve ser a principal tecnologia para o desenvolvimento econômico dos países na próxima década. “Um país sem 5G vai ser um país sem competitividade e sem capacidade de atrair novos investimentos para sua indústria”, afirma Scheffer.

Segundo o presidente da Cisco Brasil, Laercio Albuquerque, a nova tecnologia constrói em cima de hábitos e recursos, como internet das coisas, que já estão aqui. “O que o 5G vai trazer para a gente é essa exponensialização gigantesca dos devices conectados”, comenta Albuquerque. O executivo ainda acha que segurança e automação são duas das tecnologias que precisam estar na base de todo o desenvolvimento na área.

Você pode conferir o bate-papo na íntegra aqui:

Para fazer o download do estudo sobre 5G, acesse o site oficial do Movimento Brasil Digital.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.