ESG

Epson anuncia transição completa para energia renovável no mundo

A Seiko Epson Corporation, ou apenas Epson, anunciou essa semana que, desde dezembro de 2023, tem todas as suas instalações próprias no mundo são alimentadas por energia renovável. Segundo a própria empresa, a Epson é a primeira da indústria manufatureira japonesa a completar a transição para a energia renovável em suas instalações.

O Grupo Epson consome cerca de 876 GWh de energia por ano, e estima redução anual de 400 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono com a transição para energia renovável.

No Brasil, a empresa fábrica em Barueri (SP), única fora da Ásia, e utiliza energia renovável de fonte eólica. Escritório e almoxarifado brasileiros recebem energia proveniente da compra de IREC (International REC Standard).

Leia também: Uber promete futuro mais sustentável e acessível durante o SXSW

A sede na região metropolitana de São Paulo conta com inventário de emissões de carbono, a partir da metodologia GEE de escopos 1, 2 e 3. A iniciativa prevê a retirada de CO2 da atmosfera para neutralizar as emissões restantes da unidade.

Compromisso global

O compromisso de ser uma empresa carbono negativo e eliminar recursos subterrâneos não renováveis foi firmado pela Epson na chamada Visão Ambiental 2050. O plano prevê a transição para o uso exclusivo de energia renovável.

Publicada em março de 2021, a decisão previa uso exclusivo de energia renovável nas instalações do grupo no mundo até 2023. A migração foi completada no Japão em novembro de 2021 e, em nível global, em dezembro de 2023.

Além do uso em instalações próprias, a Epson diz que vai promover novas fontes de energia renovável em projetos de terceiros. Um deles, com a Prefeitura de Nagano, busca ampliar o fornecimento de energia renovável na cidade.

“Essa conquista não somente contribui para nossos próprios objetivos, mas também visa facilitar a maior adoção de energias renováveis pela sociedade através da conscientização. Nosso objetivo de concretizar a sustentabilidade social é uma questão complexa, cheia de dificuldades; porém vamos agir com determinação para abordar os desafios com espírito criativo”, diz em comunicado o presidente global da Epson, Yasunori Ogawa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Sberbank oferece IA soberana a países do Sul Global

O Sberbank, maior banco da Rússia, está oferecendo modelos de inteligência artificial (IA) a países…

11 horas ago

Palo Alto registra alta na procura por segurança em IA

A Palo Alto Networks registrou forte aumento na procura de clientes por orientações sobre segurança…

12 horas ago

iFood confirma vazamento de dados de 1,2 milhão de usuários

O iFood confirmou nesta terça-feira (03) o vazamento de dados cadastrais de aproximadamente 1,2 milhão…

12 horas ago

Sam Altman é convidado a participar do G7 na França

O CEO da OpenAI, Sam Altman, participará da cúpula do G7 na França em junho,…

13 horas ago

Segurança supera taxas e usabilidade como principal diferencial competitivo dos bancos

A segurança digital passou a ocupar posição central na decisão dos brasileiros ao escolher uma…

18 horas ago

93% das empresas brasileiras recorrem a modelos terceirizados ou híbridos para operar centros de segurança

A terceirização das operações de segurança cibernética vem se consolidando como estratégia predominante entre as…

19 horas ago