Notícias

Empresas de tecnologia estão perdendo apoio da sociedade

A Pew Research revela que metade dos cidadãos dos Estados Unidos enxerga empresas de tecnologia com impacto positivo na sociedade. Em 2015, 71% acreditavam que o Vale do Silício era um local que trazia impactos positivos, mas em 2019 o número caiu para 50%.

Essa média era relativamente estável no período de 2012. A pesquisa, na época, foi realizada entre 8 e 12 de fevereiro. Dentre os entrevistados, 70% responderam que as empresas de tecnologia tinham impacto positivo na sociedade e 18% impacto negativo.

Na mesma pesquisa, durante o período de 2015, 17% enxergavam empresas de tecnologia com impacto negativo, contra 33% atuais; 18% dos que responderam têm uma visão neutra ou mista, ou não ofereceram opinião sobre o assunto.

O relatório baseou-se em entrevistas com 1.502 adultos norte-americanos (a partir dos 18 anos) de todos os 50 estados do país, incluindo o Distrito de Columbia. A pesquisa e entrevistas ocorreram entre os dias 10 e 15 de julho deste ano.

Quem acompanha o cenário atual do mundo virtual, sabe que críticas à empresas de tecnologias não faltam. Uma pesquisa de 2018 aponta que 55% dos norte-americanos afirmaram que gigantes da tecnologia têm muito poder e influência. Outros 72% citaram a probabilidade de mídias sociais censurarem intencionalmente pontos de vista.

Já no início deste ano, foi revelado que o público local acredita que as próprias mídias sociais têm a responsabilidade de remover conteúdo ofensivo. Por outro lado, os americanos relatam pouca “confiança nas empresas quando se trata de determinar o que é ofensivo.

Mais recentemente, o Twitter anunciou uma reformulação para focar na saúde mental dos seus usuários e civilidade da rede. Isso reflete num direcionamento nas políticas de uso, com regras para eleições, spam e discurso de ódio. A intenção é erradicar (ou pelo menos tentar) a linguagem desumanizadora.

Cenário não muito bom…

Nos últimos anos, gigantes da tecnologia foram impactadas pelo uso e coleta de dados dos seus usuários. O caso mais notório é o do Facebook com o escândalo Cambridge Analytica, levando o Facebook adotar várias novas políticas.

Em julho, a Federal Trade Commission (FTC) anunciou um acordo/multa de US$ 5 bilhões com o Facebook. A investigação foi sobre como a empresa perdeu o controle sobre os dados dos seus usuários e chega a ser a maior na história da FTC.

O que entra em pauta, também, são pedidos de transparência e responsabilidade por parte das empresas de tecnologia.

Recent Posts

Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…

10 horas ago

Visa e Mastercard: de pagamentos a segurança digital

Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…

11 horas ago

Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…

12 horas ago

Startups de IA da China migram para Singapura em busca de expansão global

Nos últimos anos, diversas startups de inteligência artificial (IA) da China têm se mudado para…

12 horas ago

Binance Pay cresce 57% em volume de transações no 1º trimestre de 2024

A Binance, plataforma global de negociação de criptomoedas, divulgou recentemente que seu serviço de pagamento…

13 horas ago

Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com investimentos feitos em TI

Apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o…

14 horas ago