Petrobras detalha experiência de Centro de Excelência especializado em Digital Twins

As empresas exploradoras de petróleo têm a obrigação de investir parte de sua receita em pesquisa e desenvolvimento (P&D). É o caso da Petrobras que, segundo Everton Luiz Schaefer, gerente de tecnologias para planejamento de refino da estatal, investiu R$ 2 bilhões em 2021 e deverá investir R$ 3 bilhões este ano.

A estrutura que permite a inovação na estatal passa por diversos Centros de Excelência (CoE) – equipes especializadas que promovem a colaboração e usam as melhores práticas para desenvolver capacidades críticas alinhadas com as prioridades da organização. Os Centros têm membros em tempo integral ou parcial, com especializações que variam de acordo com a natureza das atividades que o CoE entrega.

“Um dos mais novos CoEs da Petrobras é o Centro de Excelência Digital Twin. Com seis meses de existência, o núcleo auxilia no avanço do domínio do conhecimento de ferramentas e metodologias para gêmeos digitais; no desenvolvimento e compartilhamento de melhores práticas de digital twins com toda a empresa; no desenvolvimento de parcerias com entidades externas; entre outros”, explicou Everton.

Mas as iniciativas com gêmeos digitais não começaram no último semestre. Robinson Garcia, gerente de projetos de P&D e especialista em tecnologia (CENPES) Petrobras, revelou algumas das iniciativas da corporação no primeiro dia do Rio Innovation Week.

Leia também: Brasil é robusto e maduro para investimentos em startups

Um deles é o Street View, para capturar imagens e mapear as plataformas da Petrobras. Iniciado em 2020, o projeto foi concluído em 2022 com a implantação acelerada na pandemia – com a captura de cinco a oito mil fotos em 15 dias. “Nós não só fizemos os primeiros mapeamentos como refizemos os mapeamentos das plataformas que já tinham sido feitas. A expectativa foi de economizar 18 mil homens/hora”, comentou Robinson.

Além disso, o Busca360 foi criado com foco na democratização dos dados. Ele integra os bancos de dados para que o usuário faça consultas e use, inclusive, Power BI. Antes, os colaboradores precisavam ligar para o TI para ter uma análise.

“A padronização do conhecimento facilita a exploração e acesso a informações escondidas em códigos e dicionários próprios dos processos Petrobras através da criação de camadas de abstração”, frisa o gerente de projetos.

Já os novos módulos do projeto de Digital Twin inclui o “Human in the Loop Learning”: um conceito de aprendizado em loop com os usuários com foco na acurácia de detecção de objetivos. Ao navegar no Street View, o sistema envia uma pergunta à pessoa como, por exemplo, “esse é um piso com corrosão severa?”. A expectativa é ter, até o fim do próximo ano, os resultados da implantação.

“Também temos o Predict360, um sistema de recomendação. Ao navegar no Street View, o sistema tenta identificar o que o usuário quer ver de informação além do que já está vendo. Como, por exemplo, perguntar: te interessa conhecer problemas de piso similares a essa ou outra plataforma?”, explica Robinson.

Por fim, o projeto Cronos usa os dados do sistema e faz uma otimização multiobjetivo para ajudar na demanda de dias e área pintada por equipe; geração de planos otimizados; estágio da corrosão por tipo; entre outros.

“Nossa visão de futuro é: queremos transformar esse conjunto de ferramentas em uma plataforma para inovação aberta. A gente quer criar um ambiente onde laboratório e startups possam se inserir no contexto da Petrobras e ajudem a trazer soluções rápidas”, finaliza Robinson, dizendo que já há o plano de, em 2023, criar um repositório dentro da conta corporativa.

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

10 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

11 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

12 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

13 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

14 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

15 horas ago