Categories: Notícias

Cresce número de ameaças para celulares Android

Trojans, spywares e outros tipos de malwares que afetam celulares com o sistema operacional Android, do Google, tiveram um aumento significativo no segundo trimestre de 2013, de acordo com dados do Relatório Trimestral da McAfee sobre Ameaças.

De acordo com o relatório, o número de malwares para Android cresceu 35% se comparado ao primeiro trimestre deste ano, com mais de 17 mil novas ameaças encontradas. Um crescimento nessa proporção não era visto desde o começo de 2012 e, desta vez, se deve à proliferação de aplicativos cuja função é de roubar dados bancários e informações pessoais do usuário.

Os atacantes estão usando novas táticas para instalar os malwares nos smartphones. Agora, eles usam versões falsas de aplicativos populares com trojans embutidos, que roubam informações sensíveis do aparelho infectado, como registros de ligações, mensagens de texto e até a localização do usuário.

Segundo o relatório, foram encontrados quatro softwares maliciosos que conseguem quebram a segurança bifatorial implementada por muitos bancos. Os malwares conseguem capturar os nome de usuário, senha e conseguem interceptar o SMS que contêm a segunda forma de autenticação.

Os pesquisadores da McAfee alertam os usuários a fazer download apenas de lojas de aplicativos idôneas e pesquisar sobre o aplicativo antes de baixa-lo. Além disso, é altamente recomendável checar as permissões do programa, para saber se ele não acessa dados desnecessários para sua função.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

2 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

5 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

7 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago