CPqD cria comitê para acelerar inovações

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) formalizou a criação de um Comitê de Inovação, que tem como objetivo assessorar o Conselho Curador na definição das linhas de ação da organização para pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. O novo comitê é formado por oito representantes dos setores empresarial, acadêmico e de governo, que foram convidados e nomeados pelo Conselho Curador.

O Comitê de Inovação do CPqD é presidido por Marlene Pontes, professora da PUC-Rio de Janeiro e representante do Brasil nos órgãos de regulamentação de telecomunicações da UIT (União Internacional de Telecomunicações). Além dela, conta com mais três integrantes do setor acadêmico: os professores Christian Rothenberg, da Unicamp, Roberto Marcondes Cesar Jr, da Universidade de São Paulo (USP), e Eunézio Antonio de Souza, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

José Sampaio Gontijo, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e Irecê Fraga Kauss, chefe de departamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), representam o governo. Dois executivos da indústria de tecnologia completam o novo Comitê de Inovação do CPqD: Roberto Jacques de Medeiros, diretor sênior de Desenvolvimento de Produtos da Qualcomm, e Max Leite, diretor de Inovação da Intel do Brasil.

Os membros do Comitê têm mandato de dois anos – com possibilidade de renovação – e deverão se reunir, regularmente, quatro vezes por ano. A primeira reunião está prevista para o final de março.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

15 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

18 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

20 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago