Notícias

CPBR 2018: não podemos achar que antivírus tem poderes mágicos

Vazamento de senhas e credenciais do LinkedIn, Netflix, Yahoo! e outras gigantes. Você provavelmente foi afetado por algum deles e não importa o que você faça, sua senha já vazou ou ainda vazará na internet, mesmo que ela seja considerada a mais segura pela Nasa.

“Temos de nos acostumar com isso. Porque a segurança desses serviços não depende de você”, refletiu Alberto Azevedo, pesquisador em segurança da informação, durante apresentação na Campus Party, evento de tecnologia e internet que acontece nesta semana, em São Paulo.

Apesar da triste constatação, há algumas iniciativas que podem ser colocadas em prática para evitar que cibercriminosos tenham acesso às suas senhas e a outros serviços na web. “Não use a mesma senha para todos serviços”, aconselhou ele, lembrando dessa antiga máxima. Ele acrescentou mais dois itens à lista: use um gerenciador de senhas para administração as dezenas de senhas e avalie a utilização de um sistema de autenticação.

Proteção garantida?

E se até mesmo as grandes empresas têm problemas de segurança, imagine os usuários comuns, que são o elo fraco da cadeia? A grande dúvida que fica é se o antivírus pode garantir a proteção em casos de tentativas de invasão. Na opinião de Azevedo e de Alceu Junior, gestor de segurança da informação e pesquisador de segurança, a resposta é sim.

“Naturalmente, não se pode achar que o antivírus tem poderes mágicos. O usuário também tem de fazer a sua parte”, alertou Azevedo. Junior acrescentou que o antivírus é como a vacina da gripe ou a ingestão de vitamina C. “É melhor do que não tomar”, brincou.

Para tanto, o especialista recomendou a adoção de um antivírus confiável. “Desconfie de antivírus gratuitos. Se você usa um serviço de graça, significa que você é o produto.”

Junior assinalou também que é preciso manter sempre o sistema operacional dos dispositivos atualizados. “Não instale qualquer programa ou jogo. Tente sempre baixar do local de origem. Não clique em links que as pessoas passam e não acredite em qualquer coisa”, finalizou ele.

Recent Posts

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

53 minutos ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

3 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

22 horas ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

24 horas ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago

Chatbots de bancos e fintechs não entendem as emoções dos clientes, aponta estudo

A evolução da inteligência artificial nos serviços financeiros ainda esbarra em desafios relacionados à experiência…

1 dia ago