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Conheça as soluções urbanas inteligentes da Cisco no Porto Maravilha

Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Cisco entregou 15 soluções urbanas inteligentes no Porto Maravilha, região portuária do Rio de Janeiro, que prometem levar serviços de qualidade para o cidadão, promovendo agilidade e segurança para a cidade. Confira abaixo alguns dos serviços disponíveis.

Wi-Fi público gratuito
Cobrindo atualmente uma área de cerca de 100 mil metros quadrados, incluindo a Praça Mauá, por meio de 26 hotspost, e a Orla Conde, entre os armazéns um e oito, o Wi-Fi público do Porto Maravilha conta com tecnologia de localização para verificação de presença e a ideia é agregar analytics ao serviço permitindo verificar onde há mais concentração de pessoas. Além disso, identificará quantos dos visitantes voltam e com qual frequência.

A rede Wi-Fi, segundo Sergio Mauricio, guarda civil do Rio de Janeiro, também agiliza e facilita a comunicação de 3,2 mil guardas equipados com smartphones em casos de ocorrências.

DataSensing
Instalado no Museu do Amanhã, o DataSensing permite que artistas digitas, desenvolvedores e até estudantes criem soluções de internet das coisas com base em tecnologia Cisco. Em demonstração, foi possível com apenas alguns cliques criar uma solução de presença para iluminação, que é acionada quando detecta pessoas por perto e desligada quando identifica que não há ninguém por ali.

Estações interativas
O Porto Maravilha conta, atualmente, com quatro estações interativas, equipadas com soluções Cisco, que informam o cidadão sobre uma série de serviços a partir de uma tela sensível ao toque. Nela, são exibidas as principais atrações da região, serviços públicos, agenda cultural, alimentação e rotas de acessibilidade. Também é possível verificar o tempo estimado para chegar a uma determinada atração.

Um dos recursos das estações é o “Felicitômetro”, que mostra em tempo real um ranking dos locais com maior nível de felicidade. Fotos em perfis abertos nas redes sociais são avaliadas com base em algoritmos.

O aplicativo móvel do guia, disponível em português e inglês, batizado de Guia Inteligente, está disponível para download nas lojas de apps, gerando roteiros customizados para visitantes do Porto Maravilha. A solução móvel é alimentada a partir de dados fornecidos por usuários sobre suas preferências e de informações coletadas pela plataforma da Cisco.

Bueiro inteligente
Criado pela NetSensor, uma das startups vencedoras do Desafio Cisco de Inovação Urbana, o bueiro inteligente conta com um filtro de sólidos e um sensor volumétrico, que conectado ao sistema de monitoramento do Centro de Comando e Controle do Porto Maravilha, envia informações sobre necessidade de limpeza, evitando enchentes.

Carlos Chiaradia, CEO da NetSensor, explica que a solução envia, a cada 12 horas, informações sobre seu volume, permitindo o controle pró-ativo da Prefeitura. Um sistema indica verde se ele está sem volume e vermelho se está cheio. 

Equipado com um smartphone, um profissional vai até o local do bueiro cheio, registra o caso com uma foto, faz a limpeza e envia as informações para registro da Prefeitura. A região do Porto Maravilha conta com 28 bueiros inteligentes. “Estamos agora fazendo um mapeamento de pontos críticos de enchentes para levar para outras regiões”, adiantou o executivo.

Audio Alerta
Desenvolvido por outra startup vencedora do Desafio Cisco de Inovação Urbana, a Audio Alerta, a tecnologia de mesmo nome monitora sinais sonoros do ambiente, detectando sons incomuns na região. “Microfones, acoplados à câmeras, captam o barulho e acionam o Centro de Comando e Controle do Porto Maravilha”, explicou Ivo Frazão, gerente de produto da Audio Alerta. 

O sistema identifica se é, por exemplo, um tiro e de qual tipo de arma, enviando assim a ajuda adequada. Foram instalados dois aparelhos do tipo no Porto Maravilha em localizações estratégicas, que identificam sons atípicos a uma distância de até 170 metros. 

Rio City Info
O Rio City Info é um posto inteligente de autoatendimento que conecta turistas e moradores a uma central especializada de atendimento da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur). Por meio da solução Cisco Remote Expert, pessoas podem trocar informações com agentes Riotur, reproduzindo a experiência pessoal. 

Os postos têm câmeras para comunicação visual e de voz, câmera para leitura de documentos, tablet e impressora com o objetivo de enriquecer a troca de informações. O atendimento está disponível em português, inglês e espanhol em quatro postos de autoatendimento, que funcionam das 8h às 22h. 

Por enquanto, há uma unidade operacional na Praça Mauá e outras três unidades, uma no Aeroporto Santos Dumont, outra na rodoviária Novo Rio e outra no Rio Media center, estarão disponíveis a partir deste mês.

*A jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da Cisco

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