Categories: Notícias

Comunidade de desenvolvedores deve crescer ainda mais

Como demonstrou o exemplo do Grupo Boy Scouts, escolher o SharePoint não significa que você precise contratar um especialista na plataforma. No entanto, nesse caso, você se torna dependente de um fornecedor externo do serviço.

A Microsoft oferece algumas estatísticas ilustrativas sobre o ecossistema do SharePoint:

– Hoje, são mais de 300 fornecedores independentes de software (ISVs) criando e testando soluções SharePoint 2010 e esse número deve dobrar durante o tempo de vida do lançamento 2010.

– Mais de 500 mil desenvolvedores de software realizaram, pelo menos, um projeto usando SharePoint nos últimos seis meses.

– As oportunidades de serviços SharePoint para os parceiros da Microsoft e desenvolvedores giram em torno de US$ 5,6 bilhões, hoje, e devem crescer para US$ 6,7 bilhões no próximo ano fiscal.

Ou seja, pode-se fazer dinheiro com o SharePoint. O que significa que a disponibilidade de talento em programação para manter sua empresa em movimento não deve ser problema.

O exemplo do Boy Scouts destaca como as dinâmicas da indústria podem se desenrolar. A fusão entre a fornecedora de serviços de TI, Quilogy, e a especialista em comunicação unificada (UC, da sigla em inglês), Aspect, demonstram o valor do papel que os parceiros ISVs da Microsoft têm no fornecimento de serviços completos.

Comunicação unificada não é mais uma oferta separada que funciona independentemente de um software de produtividade e ferramentas de colaboração internas/externas, como o Office 2010 e o SharePoint 2010, respectivamente. Em vez disso, a UC está fundida em tudo que a Microsoft oferece.

Naturalmente, a comunidade desenvolvedora da Microsoft está entre as primeiras a perceber isso, e parece que os mais espertos já estão se preparando para um novo nível na competição em softwares corporativos, ampliando suas visões. Um exemplo não faz tendência, mas a lógica por trás dele é sólida e podemos esperar que surjam acordos semelhantes.

Leia também:

SharePoint 2010: uma boa opção para PME?

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

24 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

1 dia ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

1 dia ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago