Computerworld Brasil

TI é o setor com mais empregos remotos

O número de empregos remotos e híbridos aumentou 20% no ano passado, continuando uma tendência liderada pela pandemia que viu os empregos remotos saltarem 12% em 2021, de acordo com um novo relatório do site de empregos on-line FlexJobs.

Embora o aumento de empregos remotos e híbridos nos últimos dois anos não seja surpreendente – a chegada da Covid-19 forçou muitas empresas a adotar a flexibilidade do local de trabalho – a porcentagem de funções remotas ou híbridas para cargos de nível gerencial e sênior é digna de nota.

A maioria das posições remotas e híbridas no site da FlexJob eram para empregos de nível experiente (62%), enquanto as funções de gerente e de nível sênior representavam 32% das listas de empregos remotos. Os 6% restantes das postagens envolveram posições de nível de entrada.

O FlexJob define um “trabalho remoto” como uma posição de nível profissional que permite ao funcionário trabalhar totalmente em casa ou parte do tempo em um arranjo híbrido. Mais comumente, remoto é definido como trabalhar em casa 100% do tempo.

Liderando todos os outros setores na categoria de trabalho remoto da empresa estava o setor de informática e TI, seguido pelo setor de marketing. A categoria contabilidade e finanças ficou em terceiro lugar para a maioria dos trabalhos remotos.

Entre as principais carreiras que tiveram altas taxas de crescimento estavam contabilidade e finanças (31%), RH e recrutamento (22%) e marketing (20%). Informática/TI, gerenciamento de projetos e medicina e saúde cresceram mais modestamente, enquanto o atendimento ao cliente caiu 6%.

Outras categorias de trabalhos remotos, embora com menor volume total, também tiveram crescimento. Organizações sem fins lucrativos (55%), comunicações (39%) e jurídicas (33%) tiveram um crescimento significativo nas postagens de empregos remotos em 2022 em comparação com 2021.

Por outro lado, categorias historicamente fortes, como vendas e educação, não cresceram no ano passado. As vendas ficaram estagnadas, enquanto a educação caiu 4%.

“Mesmo em meio às incertezas e desafios econômicos atuais, o interesse e o investimento contínuos no trabalho remoto criaram um mercado saudável e robusto para oportunidades de carreira remotas”, disse Sara Sutton, fundadora e CEO da FlexJobs, em comunicado.

No início deste mês, o site de busca de empregos on-line Indeed publicou uma lista dos “melhores” empregos remotos disponíveis. Essa lista incluía cargos de engenheiro de suporte técnico, desenvolvedor de aplicativos e engenheiro de software. No relatório da Remote, o setor de TI ficou em terceiro lugar em uma lista de 10 setores.

Atualmente, 43% dos trabalhadores do conhecimento, incluindo web designers, analistas de sistemas e redatores técnicos, podem trabalhar totalmente remotos, de acordo com a empresa de pesquisa Gartner.

Em junho de 2022, uma pesquisa da Gallup descobriu que metade de todas as pessoas está envolvida em um modelo de trabalho híbrido, três em cada 10 estão trabalhando totalmente de maneira remota e apenas duas em cada 10 estão trabalhando totalmente nos escritórios corporativos.

“Aproximadamente 56% dos funcionários em tempo integral nos EUA – mais de 70 milhões de trabalhadores – dizem que seu trabalho pode ser feito trabalhando remotamente em casa. Nós os chamamos de ‘funcionários com capacidade remota’”, disse Gallup.

O relatório da FlexJobs destacou as 100 principais empresas para trabalho remoto com base em uma análise de ofertas de emprego de quase 58.000 empresas em 2022. A lista incluiu 28 novas empresas remotas e híbridas, como Airbnb, Allstate, DoorDash, Lyft e Reddit, junto com empresas como CVS Health, Kelly job services, Parexel, SAP e UnitedHealth Group, que fazem parte da lista todos os anos desde 2014.

A Liveops, provedora de call center virtual, ganhou o primeiro lugar entre os 100 primeiros. A Worker Solutions, fornecedora de vendas sob demanda e atendimento ao cliente, ficou em segundo lugar e a empresa de terceirização de processos de negócios TTEC ficou em terceiro. CVS Health, Kelly job services, Williams-Sonoma e UnitedHealth Group também ficaram entre os 10 primeiros.

Recent Posts

“É preciso que a comunidade de TI se manifeste”, diz pró-reitor da USP sobre corte em repasses para a Fapesp

Para Paulo Nussenzveig, pró-reitor da Universidade de São Paulo, é preciso que a comunidade empresarial…

10 horas ago

Certifica compra Bry Tecnologia e se funde com a Syngular

A Certifica, especializada em certificados digitais, anunciou a compra do controle acionário da Bry Tecnologia,…

11 horas ago

Demanda por profissionais de IA cresce 39% no quadrimestre e salários estão em alta

As contratações de profissionais qualificados em IA cresceram 39% no primeiro quadrimestre de 2024, na…

13 horas ago

Sonda chinesa retorna à Terra e China se torna primeiro país com amostras do lado oculto da Lua

A Chang’e-6, sonda chinesa, pousou hoje (25) com sucesso na Terra trazendo amostras da Lua,…

14 horas ago

Marcelo Menta é o novo country manager Brasil da Interaxa

Marcelo Menta é o novo country manager Brasil da Interaxa, integrador global de soluções de…

14 horas ago

Febraban 2024: bancos avançam em IA e práticas sustentáveis

A abertura do Febraban Tech 2024, que acontece nesta semana em São Paulo, foi marcada…

15 horas ago