Open finance avança no Brasil

O sistema já conta com 5 milhões de autorizações de compartilhamento de dados e cerca de 800 instituições participantes

Author Photo
por ABCD
9:44 am - 21 de junho de 2022

Já faz algum tempo que as atenções estão quase que totalmente voltadas às incertezas e à volatilidade da economia brasileira, consequência da combinação de turbulências globais e nacionais que parecem não ter fim. No entanto, em meio aos desafios, o sistema financeiro aberto, que nasceu como Open Banking e evoluiu para Open Finance ao englobar, além dos serviços e produtos bancários, também o compartilhamento de informações de câmbio, seguros, previdência e investimentos, segue avançando. 

Em sua quarta fase, iniciada no fim de maio, o sistema, segundo declarações recentes de Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, já conta com 5 milhões de autorizações de compartilhamento de dados e cerca de 800 instituições participantes. Além disso, mais de 2 bilhões de chamadas de APIs foram registradas. 

Para pavimentar o caminho da integração de todas as informações financeiras dos clientes em um único ambiente, o Open Finance atravessou uma série de etapas que começou efetivamente em fevereiro do ano passado, com a disponibilização de informações padronizadas sobre canais de atendimento e características de produtos e serviços bancários tradicionais por parte das instituições participantes. 

De lá para cá, as fases de implementação evoluíram, e o Open Finance está mais próximo de seu pleno funcionamento. O consumidor, empoderado pela posse de seus dados, passa a ter o acesso a um sistema financeiro mais eficiente, inclusivo e competitivo. 

Na visão do Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), João André Pereira, a mudança já começou e atualmente “o Open Finance possibilita a entrega de produtos e serviços mais adequados aos consumidores financeiros, tendo em vista os seus interesses, objetivos e necessidades”, disse ele em comunicação do recente prêmio internacional Central Banking Awards recebido pelo projeto Open Finance do BC, na categoria Data Management Initiative Award. A distinção, que reconhece as melhores iniciativas de bancos centrais do mundo todo, reforça o potencial do sistema financeiro aberto e a seriedade e competência com que ele vem sendo colocado em prática no Brasil. 

Ecossistema vivo e, portanto, sempre em evolução, o Open Finance tende a revolucionar o acesso ao crédito por meio de soluções e aplicações que vão criar um fluxo ininterrupto de inovação, abrindo espaço para que os brasileiros encontrem opções voltadas para o seu perfil e realidade, o que certamente terá um impacto positivo na economia como um todo, algo mais do que bem-vindo em tempos pontuados por desafios como este.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.