Como ter equilíbrio com tantos papéis que desempenhamos?

Lista de mulheres bem-sucedidas deve ter segredos incríveis que nos interessam saber

Author Photo
2:33 pm - 28 de novembro de 2022
multitarefa, mulher, trabalho, casa Foto: Shutterstock

Pois é, essa é a pergunta que não quer calar. Também, é o sonho de consumo de 10 entre 10 mulheres.

Você já percebeu que existem pessoas que fazem poucas coisas, mas parecem estar sempre ocupadas – com nada eu acho, cansadas e desmotivadas, e ao mesmo tempo, pessoas que realizam tanto, não tem muito tempo livre, mas sempre abrem espaço e atendem quando alguém pede, tem tempo para o auto cuidado e ainda parece caber mais um montão de coisas na agenda?

Você já deve ter ouvido falar em Chieko Aoki – Presidente do Blue Tree Towers Hotels, Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza, e Adriana Machado – Presidente da GE do Brasil, dentre outras, pois é, elas e mais uma lista de mulheres bem-sucedidas devem ter segredos incríveis que nos interessam saber.

Ao longo de minha carreira, atendi várias mulheres de negócios, e pude notar, que o que mais é significativo para obtermos sucesso, é:

  1. Um grande equilibrio emocional
  2. Estar presente no aqui e agora = foco total
  3. Uma excelente gestão da agenda
  4. Não perder tempo com assuntos que as desviam de seus objetivos
  5. Não perder tempo com assuntos ou pessoas que as fazem gastar energia à toa
  6. Ter um senso de prioridade aguçadíssimo

Para falar a verdade, eu mesma passei por esse processo todo até chegar aonde estou hoje. Fui executiva por muitos anos – diretora comercial de TI. Era super mega blaster ocupada e sobrecarregada. Com filhas pequenas, uma lista infindável de viagens a trabalho quase todo mês, mesmo tendo um staff de empregados em casa, tinha que me virar nos trinta para dar conta de tudo.

Esse “tudo” significam coisas que são inegociáveis na agenda, que só eu mesma podia fazer, como por exemplo: trazer resultados para a empresa, saber gerir e motivar a equipe, gerenciar a casa, os empregados do lar, ter disposição para o autocuidado e ainda estar presente e oferecer a melhor gestão possível da familia.

Não dá para negar que as vezes – senão muitas vezes, tive vontade de jogar tudo para o alto. Existem momentos que é o trabalho que necessita mais de você, outros, os filhos ou a família, e outros, que são todas estas questões juntas e misturadas que precisam de atenção.

A grande dica que posso deixar aqui é: saibam dosar o tempo e as ações sem culpa e com o menor nível de stress possível. Isso me remete um pouco a questão to texto do Slow Living que acabei de escrever, pense nisso e boa sorte!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.