Como me organizo para ter mais tempo para mim

Uma pessoa que sabe definir prioridades, é organizada e lida bem com distrações certamente usa o tempo a seu favor!

Author Photo
9:32 pm - 12 de abril de 2023
motoqueiro, homem sorridente, simpatia Foto: Shutterstock

Acredito piamente que, quando você tem um bom autoconhecimento, sabe definir prioridades, é uma pessoa organizada e lida bem com distrações, stress e imprevistos, certamente você deve ser uma pessoa que usa o tempo a seu favor!

Nesta matéria vou te contar como me organizo para dar conta de tudo e ainda cuidar da mãe de 93 anos que mora longe, da casa, trazer resultados para o trabalho e de quebra, de vez em quando, tomar um solzinho no meio da semana.

Devo começar dizendo que estou longe de ser uma pessoa perfeita! Tem dias que eu literalmente quero arrancar os cabelos de tanta coisa que tenho para fazer, que brotam sei lá de onde, mesmo eu tendo uma excelente organização pessoal e gestão da agenda. Então por onde eu começo? Do começo!

Veja: 

  1. Não vivo sem uma agenda!
  2. Todo ano eu faço um planejamento de metas, não colocando mais do que duas ou tres grandes para o ano. Divido essas metas por semestre, trimestre, mês e semanas, e acompanho mensalmente como elas estão indo
  3. Sei priorizar assuntos pessoais e profissionais
  4. Tenho um bom autoconhecimento, principalmente a respeito de cansaço e picos de produtividade. Aproveito esses momentos para colocar tarefas pertinentes às minhas condições físicas
  5. Respeito e reconheço meus momentos de distrações vazias
  6. Tenho um check list para não perder o foco das minhas prioridades do dia, terminando o expediente dando uma geral nos assuntos em andamento para não me perder no dia seguinte
  7. Papelada olho a cada 6 meses. Me livro com calma e atenção do que não interessa senão elas dão cria, acredite!
  8. Domingo à noite planejo e revejo meus compromissos da semana e já faço uma prévia dos looks que pretendo usar
  9. Referente a manutenção da casa, estabeleci uma rotina diária, semanal, trimestral e semestral que funciona muito bem já faz tempo
  10. Evito deixar louça para o dia seguinte
  11. E uma vez por mês dou uma boa olhada nos armários para a bagunça não se instalar

Espero que esta matéria tenha servido de inspiração para você se organizar melhor e ter mais tempo para você. Sucesso e até a próxima!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.