Categories: Notícias

Cloud computing: mudanças na codificação de usuários móveis

A força do trabalho móvel focada em em cloud computing criou o que parece ser uma lista interminável de desafios de TI para vencer. E com acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer momento, há impacto no tipo de codificação que as empresas precisam para proteger seus dados.

O relatório “Data Encryption: Ushering In a New Era” (Codificação de dados: Condução na nova era) da Information Week EUA descobriu que a nuvem e a mobilidade adicionam desafios à segurança, mas somente 47% dos 506 profissionais de TI que responderam a uma pesquisa sobre codificação de dados  disseram que o fato de terem dispositivos móveis tornou o processo  uma prioridade.

Outra pesquisa da InformationWeek EUA Research: 2012 State of Cloud Computing (Pesquisa: Computação em nuvem em 2012), com 511 profissionais de TI a respeito da nuvem, descobriu que 64% das empresas que usam serviços em nuvem lidam com 2 a 5 provedores. Conforme o número de servidores e aplicativos vai ao encontro de cloud, cai o uso da codificação.

?O problema da mobilidade e da nuvem é a necessidade de medir os dados de fora. Isso geralmente significa que a equipe de gerência/ auditoria não está pronta, a equipe de segurança fica atolada em detalhes de implantação, mas no final os usuários não veem tanto impacto pela codificação nesses espaços, já que a tecnologia é normalmente transparente?, afirmou Michael Davis, CEO da Savid Technologies e autor do relatório.

Todas as tecnologias de codificação exigem senhas, mas no caso dos dispositivos móveis, elas são geralmente controladas pelo usuário final, explica Davis. Nesse caso, o usuário deve possuir um bloqueio de tela com senha, ou a codificação não faz seu trabalho. A TI pode criar políticas sobre o uso de bloqueio de tela, mas os usuários finais geralmente as ignoram. No caso de dispositivos móveis, isso deixa dados potencialmente sensíveis abertos a qualquer um que tenha contato físico com o telefone.

Dos 506 questionados na pesquisa de codificação de dados, 38% disseram que sua empresa tem políticas abrangentes que expressamente exige a codificação de personally identifiable information (PII) ou de dados confidenciais em certos dispositivos dentro de suas redes. Eles comentaram, ainda, que as políticas são sempre reforçadas. Outros 38% afirmaram que apesar de terem políticas, o esforço é limitado ou feito na base de aplicativo por aplicativo.

?Se a empresa não começar a observar seus dados em termos de como, o que, por que e onde seus dados são acessados, não serão capazes de criptografar os dados corretamente e saber quais dispositivos precisam decifrar os dados. Além disso, quando se trata da nuvem, se não criptografar e ter o controle das senhas, está baseando sua segurança no fato de que a segurança dos provedores de nuvem está acima do da sua empresa, e infelizmente, muitas dessas empresas não verificam a segurança desses provedores realmente entregam o nível de segurança exigido?.

As empresas de TI precisam se questionar sobre segurança e codificação, com foco na proteção de dados que não estão sob seu controle (porque a maioria desses dispositivos não está). A solução para o problema, normalmente, é tomar uma abordagem com centro nos dados em vez do modelo tradicional com base na premissa, finalizou Davis.

Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Adriele Marchesini

 

Saiba mais:

Ferramentas prometem facilitar desenvolvimento de apps HTML5

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

12 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

15 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

17 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago