Cisco amplia estratégia de cloud com solução hiperconvergente
Sete meses depois de assumir o posto de CEO e em seu primeiro evento sem a companhia de John Chambers, o novo líder da Cisco, Chuck Robbins, anunciou no Cisco Partner Summit, que acontece em San Diego (EUA), o fortalecimento da estratégia de cloud da fabricante. O sistema, batizado de HyperFlex, foi definido por Robbins como o maior movimento da empresa em data center desde o lançamento do Unified Computing System (UCS).
A tecnologia hiperconvergente tem em seu coração a plataforma da Springpath, startup adquirida pela fabricante no final de 2015, e combina computação, software defined e rede. “Nossos clientes querem viver em um mundo de nuvens híbridas e fácil migração entre clouds. A tecnologia vem em resposta a esse cenário”, afirmou Robbins. O executivo explicou que a solução pode ser configurada em minutos e realizar o dimensionamento computacional de forma flexível, adaptável e independente.
Ao anunciar a tecnologia, Robbins deixou claro que os parceiros serão vitais na estratégia de comercialização. “Nosso passado, presente e futuro é ‘alimentado’ por parceiros”, disse para uma plateia de 2,2 mil parceiros de 85 países.
Com a temática do evento baseada no slogan ‘Powered by Parterships’, a mensagem do CEO foi a de que ao trabalhar lado a lado canais e Cisco têm mais poder para potenciar negócios e fazer com que empresas conquistem seus objetivos. “Companhias estão se transformando e juntos podemos ajudá-las”, completou.
Robbins também mencionou em sua apresentação que velocidade, inovação e compromisso são estratégias-chave para ajudar os clientes a alcançar resultados de negócios. E, para isso, a empresa vai reforçar ações como desenvolvimento de soluções, compra de companhias, alianças, investimentos e coinovação. Para se ter uma ideia, a Cisco direciona, todo ano, US$ 6 bilhões em pesquisa e desenvolvimento e desde que foi fundada adquiriu 192 empresas.
“Nosso compromisso com vocês parceiros não mudou e não vai mudar. Vamos continuar a falar sobre como vamos juntos servir nossos clientes e a confiança será denominador comum para tudo o que fazemos”, acrescentou, lembrando que a fabricante conta com 6 mil parceiros em todo o mundo.
*A jornalista viajou para San Diego (EUA) a convite da Cisco