Categories: Notícias

CIO Insight: executivo da Tenda discute trabalho em equipe

Quando falamos em prestação de serviços, temos sempre de focar nos resultados, isto é, no “produto” que o cliente realmente está interessado em receber. Uma encomenda precisa ser claramente entendida para que a entrega seja a solicitada, sendo, portanto, essencial que o demandante e o demandado estejam totalmente alinhados.

No atual mundo dos negócios tem-se por hábito confundir o sentido de velocidade de entrega com pressa, de forma que etapas importantes de definição de um projeto acabem por ser subestimadas ou suprimidas em relação ao todo, gerando impasses e/ou deficiências para a adequada profundidade no entendimento da solução. Neste contexto, o forte alinhamento e a sincronia entre os responsáveis tornam-se fundamentais.

Entendamos como premissa que o sentido do termo alinhamento consiste no perfeito entendimento do problema ou oportunidade, bem como da plena compreensão do que se pretende construir. A adequada formação da equipe que irá buscar a solução é essencial, pois serão estes profissionais – e não as áreas ou a companhia – os efetivos responsáveis pelo sucesso da empreitada.

A ausência de claro e prévio alinhamento entre áreas e, principalmente, profissionais envolvidos, tem sido o mote de perdas significativas de recursos financeiros ou humanos no mundo corporativo. O trabalho em equipe e perfeito alinhamento de ideias representa a mola propulsora do sucesso de um projeto e da própria companhia.

Nesta mesma linha, entendo que a formação de uma equipe focada na realização de um projeto deve respeitar, minimamente, algumas premissas básicas, tais como disponibilidade; perfil individual versus perfil dos demais membros; nível adequado de conhecimento; vontade de participar e obter sucesso; foco no objetivo pretendido; entendimento e aceitação do gestor envolvido ou superior hierárquico; e valorização clara do trabalho dos profissionais envolvidos.

Acima de tudo, devemos buscar fortemente o conceito de “IMF” que, mesmo parecendo sigla de algum sistema, significa simplesmente “início, meio e fim”. A busca incessante pela solução ou término da demanda deve ser uma condição básica para se aprovar qualquer iniciativa. O grande desafio é conseguirmos colocar de lado o interesse individual em prol do coletivo, o que não é nada fácil, entretanto, sem sombra de dúvida, teremos equipes mais fortes e integradas.

Quando digo “a quatro mãos”, tento trazer para a vida empresarial a aplicação de conceitos e exemplos básicos do mundo externo, tais como construir algo significativo com outras pessoas, carregar um peso superior à nossa capacidade individual, ajudar alguém em uma tarefa etc. Assim, buscamos que o apoio, o sincronismo, o prazer em trabalhar em conjunto e a satisfação pelo sucesso sejam parte de nossa rotina pessoal e profissional e nos ajudem na busca pela quantidade de resultados que precisamos alcançar. Para finalizar, gosto muito de um ditado chinês que diz o seguinte:

“Se você deseja um ano de prosperidade, cultive grãos.

Se você deseja dez anos de prosperidade, cultive árvores.

Mas se você quer cem anos de prosperidade, cultive gente.”

*Marcos Rodrigues é diretor-corporativo de TI, processos e PMO da Construtora Tenda S.A. O executivo escreveu com exclusividade para a revista InformationWeek Brasil.

Leia também:

Todos os artigos publicados em CIO Insight

Recent Posts

Startup brasileira vence prêmio do MIT com IA que detecta risco de câncer em hemograma

A Huna, startup brasileira de inteligência artificial aplicada à saúde, venceu o MIT Solve Future…

3 minutos ago

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

13 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

13 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

15 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

15 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

17 horas ago