Categories: Notícias

CCE: novos smartphones, tablets e direcionamentos com Lenovo

A aquisição da Digibrás Participações, controladora da CCE, em setembro de 2012, marcou um novo momento da Lenovo com o mercado brasileiro. Mais que isso, carregou de expectativas os próximos passos da companhia asiática, seja junto aos parceiros ou ao consumidor final. Aos poucos as coisas ganharam forma. Após finalizar a compra, a Lenovo assumiu a operação da CCE em janeiro deste ano, afirmando que os benefícios seriam enxergados imediatamente.

Participe gratuitamente do IT Business Forum, maior evento para canais de TI do Brasil

Na terça-feira (25/06), a CCE deu seu primeiro passo dentro de um novo projeto de mobilidade. A companhia anunciou o lançamento de quatro smartphones e dois tablets, além de uma redimensionada em seu logotipo e slogan. Sai o antigo ?A marca do Brasil? e entra ?Do jeito que você quer?. Humberto De Biase, diretor de marketing da Lenovo, afirma que o novo mantra ?significa muita coisa?. ?É o formato, tamanho, preço ou cores que você [consumidor final] quer. Significa que a companhia ouviu e entendeu o consumidor. A marca está mais moderna, antenada, ligada nas necessidades do mercado, mirando design, por exemplo?, diz.

A reformulação da marca tem uma intenção primordial e altamente necessária: compor uma nova imagem junto às classes de consumo mais alta e entregar qualidade efetiva para o público-alvo da CCE, definido por De Biase como a nova classe média brasileira e partições diretamente abaixo. Ou seja, o pejorativo ?Começou Comprando Errado?, a partir de agora, não será mais viável dentro do que tange a CCE. ?Se você colocar [nossos smartphones] na mesa com telefones de concorrência, não saberá qual é qual. Fizemos a lição de casa?, avalia.

A afirmação resulta de dois conceitos básicos, apresentados por Rogério Fleury, CTO da CCE: o conhecimento que a companhia tem sobre as necessidades dos brasileiros em relação ao custo-benefício e a incorporação do processo fabril da Lenovo.

O executivo, aliás, reforça que a companhia deixou de ser nacional e se tornou global, ganhando mais força para parcerias e desenvolvimento, mas manteve o DNA de uma empresa brasileira. “Criamos os produtos da maneira que o brasileiro gosta, tendo a retaguarda de uma parceria internacional”, comenta.

Os novos equipamentos (apresentados com imagem e características técnicas ao fim deste texto) marcam um posicionamento de mercado que agora será chave dentro dos negócios da Lenovo e CCE. Respectivamente, uma atacará o high-end e a outra concentrará esforços em perfis de consumo menos abastados. Nenhuma novidade? Na verdade há: a Lenovo trará com maior ênfase seus tablets, smartphones, computadores e Smart TVs (iniciativa PC +) ainda no segundo semestre deste ano, e a CCE também contará com as mesmas capacidades, mas dentro do público-alvo a ela destinado.

A iniciativa de trazer o modelo PC + para o País foi anunciada no dia da aquisição da CCE, e tende a causar um barulho no mercado de consumo e de distribuição, tendo em vista a proposta de valor agregado gerada nos negócios neste sentido.

Para Fleury, os consumidores querem ter cada um dos produtos acima citados, o que caracteriza uma oportunidade ?bastante grande? tanto para a CCE como para a Lenovo. ?O mercado de consumo de tecnologia dificilmente não está numa crescente. A expectativa sobre os próximos lançamentos move o setor?, complementa De Biase.

Os equipamentos

Todos os equipamentos contam com sistema operacional Android, alguns com a versão 4.0 Ice Cream Sandwich outros com a versão 4.1 Jelly Bean. A parceria com a Qualcomm para o uso dos processadores Snapdragon, aliás, foi feita muito antes da compra da Lenovo, lembra o CTO.

Por mais que esteja implícito, vale ressaltar: todos esses equipamentos miram o varejo e distribuição para pequenas lojas. Não há ai uma proposta de negócios em empresas, algo que já será abordado com a chegada das novas linhas de produtos da Lenovo ainda no segundo semestre de 2013. Vamos lá:

Smartphones

Motion.Plus SK504

Tela de 5″ HD;
Dual Chip; Wi-Fi e bluetooth;
Processador Qualcomm Snapdragon quadcore com 1.4GHz;
4GB de Flash e 1GB de RAM;
OS: Android 4.1 Jelly Bean;
Câmera traseira de 8MP e frontal 2MP;
G-Sensor, sensor de luminosidade, proximidade e giroscópio;
Disponível nas cores preta ou branca;
Cartão micro SD de 4GB.
Preço sugerido no varejo: 899 reais (disponível a partir de agosto de 2013)

Motion.Plus SK351

Tela de 3.5″;
Dual Chip; Wi-Fi e bluetooth;
Processador Qualcomm Snapdragon single core com 1.0GHz;
512MB de Flash e 256MB de RAM;
OS: Android 4.0 Ice Cream Sandwich;
Câmera traseira de 2MP;
Disponível nas cores preta e branca;
G-Sensor, sensor de luminosidade e giroscópio;
Acabamento soft touch;
Cartão micro SD de 4GB.
Preço sugerido no varejo: 399 reais (disponível a partir de julho de 2013)

Motion.Plus SK402

Tela de 4″;
Dual Chip; Wi-Fi e bluetooth;
Processador Qualcomm Snapdragon dual core com 1.2GHz;
4GB de Flash e 512MB de RAM;
OS: Android 4.0 Ice Cream Sandwich;
Câmera traseira de 5MP e frontal VGA;
G-Sensor, sensor de luminosidade e giroscópio;
3 capas coloridas: preta, branca e rosa;
Apps pré-embarcados: Kido’z e Buscapé;
Cartão micro SD de 4GB.
Preço sugerido no varejo: 499 reais (disponível a partir de junho de 2013)

Motion.Plus SR402

Tela de 4″;
Dual Chip; Wi-Fi e bluetooth;
Processador Qualcomm Snapdragon dual core com 1.2GHz;
4GB de Flash e 512MB de RAM;
OS: Android 4.0 Ice Cream Sandwich;
Câmera traseira de 5MP e frontal VGA;
G-Sensor, sensor de luminosidade e giroscópio;
Cartão micro SD de 4GB.
Preço sugerido no varejo: 499 reais (disponível a partir de setembro de 2013)

Tablets

Motion.Tab TD72G

Tela de 7″ HD;
3G, Wi-Fi e bluetooth;
Processador Qualcomm Snapdragon dual core com 1.2GHz;
16GB de Flash e 1GB de RAM;
OS: Android 4.1 Jelly Bean;
Câmera traseira de 5MP AF com Flash + zoom digital e frontal VGA 2MP – FF;
G-Sensor, sensor de luminosidade e giroscópio;
Acabamento soft touch;
Resistente a impactos e líquidos.
Disponível nas cores preta, branca ou rosa.
Preço sugerido no varejo: 699 reais (disponível a partir de setembro de 2013)

Motion.Tab TD102G

Tela de 10″ HD;
3G, Wi-Fi e bluetooth;
Processador Qualcomm Snapdragon dual core com 1.2GHz;
16GB de Flash e 1GB de RAM;
OS: Android 4.1 Jelly Bean;
Câmera traseira de 5MP AF com Flash + zoom digital e frontal VGA 2MP – FF;
G-Sensor, sensor de luminosidade e giroscópio;
Acabamento soft touch;
Resistente a impactos e líquidos;
Disponível nas cores preta, branca ou rosa.
Preço sugerido no varejo: 899 reais (disponível a partir de setembro de 2013)

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

15 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

18 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

20 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago