Categories: Notícias

Carros podem ser próximas vítimas de hackers

Componentes de segurança essenciais de um automóvel podem ser invadidos por hackers caso o acesso físico aos componentes eletrônicos do veículo estejam disponíveis, apontou uma pesquisa realizada pela McAfee, em parceria com a Wind River e a Escrypt e divulgada na quinta-feira (09/09).

Os dispositivos que correm riscos, segundo o estudo, são utilizados em quase todas as áreas de automóveis, como airbags, rádios, power seats, sistemas de trava antibloqueio, controles eletrônicos de estabilidade, sistemas de comunicação interna do veículo, entre outros.

Além de invadir os dispositivos, um ataque pode ser preparado para rastrear um veículo e comprometer a privacidade de passageiros por meio de tags de RFID, utilizando leitores de longa distância a aproximadamente 40 metros.

“Quanto mais funções forem integradas à tecnologia digital de automóveis, maiores serão as possibilidades de ameaças, ataques e manipulações mal-intencionadas”, comenta Stuart McClure, vice-presidente sênior e gerente geral da McAfee em nota enviada à imprensa. “Com base nas pesquisas, muitos exemplos de ataques de hackers demonstram as ameaças potenciais e o grau de comprometimento que colocam o consumidor em perigo. Uma coisa é ter seu e-mail ou laptop comprometido, outra é ter seu carro invadido por hackers, o que implicaria em riscos terríveis à segurança pessoal.”

O relatório da McAfee examina riscos associados a atividades cibercriminosas, incluindo:

  • Destravamento e partida remotos do automóvel por meio de telefone celular.
  • Desativação remota do automóvel.
  • Rastreamento de localidade, atividades e rotinas do motorista.
  • Roubo de dados pessoais de um sistema Bluetooth.
  • Interrupção de sistemas de navegação.
  • Desabilitação de assistência de emergência.

Saiba mais:

Vírus que explode bateria de Mac tem poucas chances de ser criado

Vulnerabilidade do Apple OS X: ataques persistentes avançados

Ataque de hacker pode fazer bateria de notebook Apple explodir

ð        Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.

 

 

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

13 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

17 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

19 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago