Carreira

Quais os segredos das melhores empresas para trabalhar em TI?

Os colaboradores do setor de TI querem mais oportunidades, desenvolvimento e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Esses são alguns dos pontos de observação que fazem com que as empresas desse mercado sejam consideradas Great Place to Work. Nesta terça-feira (17), GPTW e IT Mídia divulgam o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI em 2020 no Brasil. A constatação de que inovação está intimamente ligada ao talento. E, tão importante quanto, diversidade para que de fato as empresas .

Acompanhe a cobertura completa do GPTW TI

A plenária virtual “Os segredos das Melhores Empresas para Trabalhar em TI” abriu a edição de 2020 do evento com algumas das empresas que são líderes desse ranking. O painel teve participação de Beatriz Sairafi, diretora de recursos humanos da Accenture, Cristiane Carvalho, diretora de RH da Microsoft Brasil e de Juliana Augusto Shams, diretora de cultura da ClassApp. A discussão teve mediação da jornalista e editora da IT Mídia, Carla Matsu. Assista ao painel na íntegra no canal do IT Forum.

Assim, um dos temas abordados pelos participantes foi a capacidade de inovar como empresa. Nesse caso, o segredo está em como criar ambientes que fomentem essas descobertas e empoderem os funcionários nessa jornada.

Segredos de um GTPW em TI

Ser eleito um ótimo lugar para trabalhar em um ano de pandemia é um desafio para todos os setores. No caso da Accenture, um dos focos dessa jornada foi disponibilizar ferramentas para autoconhecimento aos colaboradores e apoiar a lideranças para que elas se aproximassem dos times no cenário remoto.

Na Microsoft, a marca entendeu que produtividade não pode substituir a vida pessoal dos times. Durante o ano de 2020, a empresa até mesmo criou uma licença diferente para que os pais pudessem separar um tempo para educação dos filhos.

“No início, a gente percebeu que essa facilidade de conexão invadiu a casa. A gente conversou muito sobre protocolos, de agenda, para diminuir tempos de reuniões, ter um horário de término para o trabalho. Foram cuidados que a gente foi aprendendo ao longo da jornada”, explica Cristiane Carvalho, diretora de RH da Microsoft Brasil.

Em comum, as três empresas fizeram uso do chamado people analytics para identificar focos de problemas e soluções. Para Beatriz Sairafi, da Accenture, “as métricas ajudam a focar naquilo que realmente é relevante. A gente cruza dados para ter esses insights e não tratar os temas de recursos humanos de uma forma isolada”. Mas, o uso de dados não se restringe apenas só à mensuração do desempenho dos funcionários. As líderedes de gestão de pessoas também ressaltaram a importância de conversar e ouvir os talentos de seus times.

Como engajar times

No entanto, durante a pandemia, várias das estratégias de recursos humanos foram colocadas à prova. Se sentir parte de um time, mesmo remotamente foi outra dificuldade encontrada pelas líderes no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI 2020 no Brasil. Para resolver essas questões, cada uma das gestores de recursos humanos apontou soluções diferentes.

No caso da ClassApp, os fóruns físicos da empresa foram adaptados e mantidos para o formato remoto. O que, de acordo com a diretora de cultura, Juliana Shams fez com que aflorasce a criatividade dos colaboradores. “Faz parte da cultura da ClassApp que todo mundo leva algo para contribuir. Isso foi fundamental nesse processo de descentralização”, comentou a diretora da startup de educação ClassApp.

Além disso, conectar as pessoas e expressar os valores das empresas também foram duas expressões repetidas pelas líderes de Accenture, Microsoft e ClassApp para suas jornadas. Em todos os casos, ressaltar o propósito e impacto de cada uma das marcas foi vital no sucesso dessas jornadas.

Como funciona o GPTW

Em sua 15ª edição, o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI 2020 no Brasil, elaborado pelo Great Place To Work (GTPW) e divulgado pela IT Mídia, contou com a participação de 508 empresas, representando 212.665 mil funcionários. Desse total, 135 companhias foram reconhecidas pelas suas estratégias e esforços em gestão de pessoas.

Assim, para eleger as melhores empresas para se trabalhar no setor, a organização realiza uma pesquisa quantitativa com os funcionários em primeira etapa. A seguir, há uma avaliação das práticas das empresas. Iniciativas como incentivo à requalificação, oportunidade de crescimento e qualidade de vida são levados em consideração. A nota final é um reflexo dessas duas avaliações.

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

15 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

19 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

20 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

20 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

21 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

22 horas ago