Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Martech impactará realidade dos profissionais de marketing e tecnologia

Redator
14:12 pm - 11 de dezembro de 2019

Já ouviu falar de Martech? O termo, também conhecido por Marketing Technology, costuma designar ferramentas que são usadas para automatizar ou otimizar processos de marketing, coletar e analisar dados e fornecer vários meios de alcançar e interagir com seu público-alvo. Sinaliza o seguinte: sem usar tecnologia, analytics e toneladas de dados, as marcas não conseguirão entregar valor para os consumidores e clientes hiperconectados do século 21.

 

O futuro do Martech reside justamente em permitir que os profissionais de marketing apostem em um nível e um tipo de criatividade inteiramente novos. Não é a criatividade de um anúncio surpreendente no Super Bowl, mas a criatividade no sentido de pensar e executar novas experiências personalizadas para os consumidores e, consequentemente, oportunidades para as empresas fortalecerem suas marcas, imagens e receitas.

 

O relatório Marketing Technology Survey, conduzido pelo Gartner em 2018, sinaliza os impactos de Martech. O conceito impactará o perfil dos profissionais. Em 74% das grandes corporações, o controle de Martech está com o marketing e não com TI. “Martech é uma tendência que vem se tornando realidade no mercado. Existem segmentos que estão mais preparados e avançados, enquanto outros se movimentam nesse sentido”, afirma Leonardo Berto, gerente de recrutamento da Robert Half.

 

Os profissionais estão se capacitando. O executivo diz observar que quem já atua nesse mercado online está mais preparado do que quem trabalha offline. João Caetano, gerente de Marketing de Produto B2C da Catho, acredita que estamos vivendo uma fase de transição, de um cenário em que os profissionais ainda são os protagonistas e as soluções/ferramentas/produtos do Martech ocupam o papel de apoio, caminhando para um cenário mais equilibrado, no qual soluções/ferramentas/produtos são capazes de tomar decisões a partir de diretrizes estratégicas e táticas formuladas pelos profissionais.

 

Habilidades demandadas

 

O novo profissional de marketing deve buscar conhecimento técnico aprofundado se deseja se manter atualizado. “Isso implica em buscar cada vez mais conhecimentos práticos em tecnologia e análise de dados, tais como frameworks de programação, APIs, Banco de Dados e Estatística. Ainda que a maioria dos profissionais de marketing entrem na área sem muita profundidade nesses temas, tudo caminha para a necessidade desses conhecimentos de forma cada vez mais potente”, afirma Caetano.

O novo profissional de marketing deve buscar conhecimento técnico aprofundado se deseja se manter atualizado

Em tempos de disrupção tecnológica, muita coisa tem acontecido. As fintechs, por exemplo, entraram de vez em um mercado até então dominado apenas por grandes bancos. E muitas coisas ainda estão por vir. “O maior risco que as Martechs trazem são para os profissionais de marketing mais voltados para uma atuação subjetiva, de tentativa e erro”, explica Caetano.

 

Soluções/ferramentas/produtos que estão desembarcando no marketing oferecem precisão nas estimativas e controle sobre a verba investida em todo o ciclo, tendo assim a preferência dos decisores que podem entender onde e como as campanhas funcionam, explica o executivo da Catho. E as áreas de negócios gostam da ideia de ter um marketing conduzido por soluções/ferramentas/produtos. Isso pode significar custos menores ou um poder de entrada inédito.

 

[relacionadas]

 

Para trabalhar nessa área, Berto diz que o profissional precisa ter familiaridade e facilidade de lidar com temas digitais – ferramentas, linguagem de programação, além de coleta e gestão de dados. Ele também deve ter capacidade analítica maior do que era exigido até então, pois a captação dos dados hoje é feita de forma automatizada. “Mas os melhores profissionais são capazes de analisar esses dados para tomar as melhores decisões”, diz Berto.

 

Além disso, é recomendado ter a habilidade de se comunicar de maneira mais clara e profunda, pois seus interlocutores são o público externo – clientes/consumidores – e também o público interno, composto por seus líderes, pares, sua equipe e diversos stakeholder de relacionamento.

 

Outras áreas (como as de negócios e produtos) também precisam estar por dentro das tendências de Martech. “O principal caminho para as empresas hoje é buscar uma relação mais próxima das áreas de tecnologia e marketing com as áreas de negócios, produtos e comercial. Quando as áreas estão bem estruturadas e integradas, os resultados coletados podem ser potencializados graças a essa colaboração”, analisa Berto.

 

Exemplo: analisando-se o ciclo completo do produto, levando em consideração os retornos de experiências dos clientes, etc, pode-se melhorar processos e sugerir soluções.

Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados