Categories: Notícias

Bill Gates: usuários de iPad “frustrados”

Bill Gates esteve na rede de TV norte-americana CNBC, na última semana, para apresentar a linha de tablets Surface, da Microsoft, e ele fez uma boa escolha de palavras para comentar sobre o iPad, da Apple, e outros tablets. “Muitos usuários estão frustrados”, afirmou Gates. “Eles não podem digitar, não podem criar documentos. Eles não têm o Office.”

Gates afirmou que a ausência de teclado físico nos tablets atuais é o maior defeito. Não há como argumentar contra o fato de que é muito mais fácil, rápido e preciso digitar um texto em um teclado físico. Os profissionais móveis de hoje cresceram usando máquinas de escrever, processadores de texto, desktops e laptops – e tudo isso inclui teclados reais. Não há como negar a memória muscular gerada pelo toque dos dedos em teclas por mais duas décadas.

O iPad e outros tablets oferecem um teclado virtual que surge e desaparece da tela cada vez que o usuário quer inserir texto. Eles funcionam, mas eles não oferecem a mesma resposta tátil que vem de um teclado real.

Gates apontou, então, que o Surface RT e o Surface Pro, os dois tablets da Microsoft, têm opções de teclados que os tornam mais produtivos. Além disso, o SurfacePro roda uma versão completa do Windows, que inclui Office, Outlook e diversos aplicativos de produtividade. O Surface, de acordo com Gates, oferece “a portabilidade do tablet com a riqueza de um PC.”

Com certeza, Gates sabe que existe uma indústria inteira dedicada a fabricar acessórios que atendem usuários de iPad e outros tablets com teclados físicos. A LogiTech e a Zagg são apenas duas empresas que fabricam teclados físicos a um preço razoável para iPad. Existem muitas outras. Afirmar que os usuários do iPad estão frustrados pela ausência de um teclado não parece alto tão real, considerando que a Microsoft cobra uma taxa extra de US$ 100 e US$ 129,99 para equipar o Surface RT e o Surface Pro, respectivamente, com teclados físicos próprios.

Quanto aos comentários de Gates sobre o Office, usuários do iPad não parecem sentir falta. A Apple vendeu 19.5 milhões de iPads durante o primeiro trimestre de 2013, mesmo período em que a Microsoft vendeu apenas 900 mil tablets Surface. Os números falam com clareza.

Além disso, tanto a Apple quanto o Google oferecem suítes de produtividade para o iPad que são comparáveis (até certo ponto) com o Office. Os usuários do iPad podem criar documentos, planilhas e apresentações usando os softwares da Apple ou Google e sincronizar esses documentos por meio de vários serviços de nuvem, incluindo o iCloud e o Google Drive.

No final das contas, é claro, Gates está apenas fazendo o trabalho dele: defendendo os produtos criados por sua empresa. Não há nada de errado com isso. No entanto, seria melhor que Gates não ignorasse o que está acontecendo no mercado de tablets no momento. Ou melhor, ele deveria fazer alguma em relação as desvantagens do Surface.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

13 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

16 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

19 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago