Categories: Notícias

Athlon64 3800+ “Venice” em mãos

Introdução

Todos nós sabemos que processadores aquecem, e quanto mais rápidos eles são mais aquecem, o que torna a busca pelo poder máximo de processamento uma luta incessante combatendo o excesso de calor.

O primeiro processador de 90 nanômetros, o Pentium 4 com núcleo “Prescott” sofria muito com o excesso de dissipação térmica, muito superior ao seu antecessor “Northwood” de 130 nanômetros, quando se esperava justamente o contrário. Parte do problema é o fenômeno conhecido como “leakage” ou simplesmente vazamento de corrente. Os espaços são tão pequenos e a velocidade da comutação dos transistores tão grande que alguns elétrons “vazam” para o isolante, aquecendo o componente sem gerar potência de processamento algum. Isso ocorre quase que no nível da molécula, e as soluções são difíceis, mas conhecidas.

O segredo está em criar em pontos isolantes mais fortes através do uso de compostos complexos, não vamos entrar em detalhes agora, até porque o mestre B.Piropo já os detalhou brilhantemente em suas colunas, mas isso vem ocorrendo gradualmente até mesmo no Pentium 4 “Prescott” em produção, que atualmente esquenta bem menos do que os primeiros modelos. No caso da Intel, a melhor solução será incorporada na próxima geração de processadores já em 65 nanômetros, utilizando técnicas ainda melhores.

A AMD por sua vez demorou em migrar para o processo de 90 nanômetros, fazendo isso apenas recentemente, e mesmo assim enfrentando os mesmos problemas de dissipação térmica e baixa freqüência máxima operacional. Um artigo meu sobre a primeira geração de 90 nanômetros (Winchester) pode ser vista sob o título

Exclusivo: Overclock com Athlon64 3500+ de 90 nanômetros

Agora, com o núcleo “Venice” também de 90 nanômetros, os problemas térmicos e a capacidade de operar em altas freqüências parecem estar definitivamente resolvidos com o uso de uma solução mista entre o SOI (Silicon On Insulator) e o Strained Silicon (silício esticado), com o nome de Dual Stress Liner (DSL) Technology. De forma resumida, os isolantes formam uma molécula mais adequada para prevenir o vazamento de elétrons nos transistores, assim consegue-se menos dissipação térmica e conseqüentemente maior freqüência de operação.

  • Melhorias na controladora de memória-Antes o uso de 4 módulos single side DDR400 obrigavam o uso da temporização em 2T, menos eficiente que 1T, e se 4 módulos double side DDR400 fossem usados, automaticamente a velocidade deles era reduzida para DDR333. Agora é possível usar até 4 módulos double side DDR400 simultâneos com temporizarão em 2T e não há mais a limitação para quatro módulos single side.
  • Inclusão das instruções SSE3-Essas instruções otimizadas beneficiam muitos processos, especialmente a decodificação de vídeo e outros processos multimídia. Já estavam presentes no Pentium 4 Prescott e agora fazem parte também do Athlon64, pela primeira vez.
  • Uma redução de consumo elétrico estimada em 30% em função da nova tecnologia, além de uma dissipação térmica reduzida em 20% em uso intenso, sempre comparado com o antigo núcleo NewCastle.

Page: 1 2 3

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

2 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

5 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

7 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago