Categories: Notícias

Ataques virtuais financeiros crescem 22% no quarto trimestre de 2016

Períodos de pico no comércio eletrônico são um prato cheio para a ação de hackers. Prova disso são os números divulgados pela Kaspersky, que mostra que no quarto trimestre de 2016, o número de usuários que se depararam com malware capaz de roubar valores ou informações financeiras valiosas alcançou 319 mil – 22,49% mais que no mesmo período de 2015. O avanço, de acordo com a empresa, foi impulsionado por datas tradicionais de compras, como Black Friday, Cyber Monday e Natal.

Para alcançar seus objetivos, os criminosos usaram uma das 30 famílias de Cavalos de Troia direcionados a bancos, que são rastreadas constantemente pela Kaspersky Lab. Dentre elas, há cinco mais comuns: Zbot, Nymaim, Shiotob, Gozi e Neurevt. Esses cavalos de Troia são responsáveis por ataques contra 92,35% dos usuários no período do final do ano.

De acordo com os pesquisadores, o melhor dia do último trimestre para os criminosos virtuais foi a Cyber Monday – segunda-feira seguida ao Dia de Ação de Graça nos EUA, quando as lojas fazem promoções de produtos que não foram vendidos na Black Friday. Em novembro de 2016, as tecnologias de proteção da Kaspersky Lab detectaram um aumento claro no número de usuários atacados e, em 28 de novembro (Cyber Monday), houve duas vezes mais usuários atingidos que no dia anterior.

O padrão durante os períodos da Black Friday e do Natal é diferente: aumentos na dinâmica de ataques acontecem um ou dois dias antes das datas específicas. Essa diferença no comportamento malicioso pode ser explicada pela própria natureza dos eventos. Ao contrário da Black Friday e do Natal, a Cyber Monday envolve principalmente vendas online. Por isso, é mais lógico que os criminosos foquem suas campanhas mal-intencionadas nesta data específica.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

7 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

7 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

8 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

9 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

10 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

11 horas ago