Categories: Notícias

Ataque a Certificado de Autenticação afeta usuários do Google

A empresa de segurança internacional Vasco anunciou nesta terça-feira (30/08) que a DigiNotar, sua subsidiária, detectou uma invasão em sua infraestrutura de Certificado de Autenticidade (CA). Conforme o comunicado, isso resultou em pedidos fraudulentos de pedidos de certificado em uma série de domínios, incluindo o Google.com

“Uma vez detectada a intrusão, a DigiNotar agiu em concordância com todas as regras relevantes e procedimentos”, explicou a nota. O site de notícias Hipertextual colocou a imagem do pedido fraudulento de confirmação do certificado de autenticidade, relatando a história de um leitor vítima do ataque. “Acho que esse ataque tem algo a ver com o governo, porque moro no Irã”, ponderou o leitor. O problema foi relatado no domingo (28/08).

Conforme o material da Vasco, uma auditoria externa de segurança concluiu, recentemente, que todos os problemas envolvendo os CAs haviam sido dissipados. Porém, há poucos dias, foi descoberto que apenas um deles ainda não havia sido resolvido.

Depois de ter sido notificada pela organização governamental holandesa Govcert sobre essa reincidência, a DigiNotar tomou providências. O ataque foi direcionado aos certificados do tipo SSL e EVSSL. Nenhum outro tipo foi afetado. A companhia anunciou que, como medida preventiva, suspenderá temporariamente as vendas destas ofertas, retomando o processo apenas após auditorias de segurança feitas por empresas terceirizadas.

A Vasco informou que a interrupção das vendas não vai afetar seus  resultados, uma vez que, nos primeiros seis meses de 2011, as receitas advindas das comercializações dos produtos foram menos de cem mil euros.

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

4 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

4 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

5 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

5 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

6 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

7 horas ago