É normal encontrar CIOs envolvidos em projetos de reestruturação dos departamentos de tecnologia da empresas. Estruturar a TI de acordo com as melhores práticas de mercado tornando-a uma área de negócio não é uma missão fácil. Isto ocorre porque, durante as reestruturações, há de se manter o dia-a-dia referente à disponibilidade, à capacidade e ao desempenho dos ambientes, além da continuidade do atendimento de acordo com os níveis de serviço esperados pelos clientes e conduzir a manutenção e o desenvolvimento de sistemas a fim de otimizar os processos de negócio.
A transformação da área de TI é difícil, porém não impossível. Não basta conduzir o projeto de reestruturação utilizando as melhores práticas. Faz-se necessário também “mudar” a cabeça dos profissionais de tecnologia da informação transformando-os em profissionais de “negócio de TI”, lembrando e enfatizando sempre que esta mudança deve estar inserida e de acordo com a cultura da empresa.
Mas como atuar de acordo com a cultura da empresa? Bom, antes de mais nada, deve-se entender como a companhia trabalha desde o seu inicio e onde ela originou-se. Como ela trata seus colaboradores, quais são os incentivos, os objetivos, a missão, a visão e a estratégia. Em qual segmento a organização está inserida e como ela atende seus clientes. As regiões, localidades e países são fatores importantes, pois uma empresa é composta de pessoas que vem de locais, culturas e situações diferentes.
Independente dos conhecimentos técnicos dos CIOs, saber conduzir e tomar atitudes de acordo com a cultura da empresa e ainda manter foco nos resultados por ela esperados torna-se primordial para que este profissional destaque-se em seu segmento. Não existem regras a serem seguidas, mas sim o bom senso do CIO e da sua equipe em saber garantir o que o negócio precisa, sem ferir, ir aquém ou além do que a empresa e a cultura da empresa pedem.
No entanto, colega CIO, lembre-se de que seu perfil, seus objetivos e sua visão também devem ser as mesmas da empresa na qual você atua ou deseja atuar, caso contrário você não conseguirá atingir seus objetivos.
Confira a segunda parte deste artigo, que trata da relação do CIO com o marketing da TI.
*Cibele Tessari é gerente de TI da Andrade Gutierrez. A executiva escreveu com exclusividade para a InformationWeek Brasil.
Leia mais:
Confira todos os artigos já publicados
A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…
A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…
Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…
Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…
As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…
Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…