Arquivos do Megaupload não serão mais deletados na quinta-feira

Os arquivos do Megaupload, que seriam deletados na próxima-quinta-feira (02/02), ficarão no ar por mais 15 dias. De acordo com o Cnet, os servidores da plataforma, que não recebem mais o pagamento pelo fato de o site ter sido fechado, concordaram em ampliar o prazo.
A permissão para deletar os arquivos foi concedida pela Procuradoria dos Estados Unidos às empresas Carpathia Hosting Inc. e Cogent Communications Group, que são contratadas do site para guardarem as informações.
De acordo com publicações internacionais, o governo americano fez uma cópia de alguns dados dos servidores e estes não poderão mais ser acessados. Segundo o Megaupload, milhares de pessoas têm arquivos pessoais armazenados no site.
Na noite de quinta-feira (19/01), o FBI fechou o Megaupload e prendeu seus fundadores e empregados acusados de participarem de um esquema de violação de direitos autorais. De acordo com o júri americano que liberou a ordem, o grupo lesou os detentores de direitos autorais em US$ 500 milhões. Além das prisões, foram apreendidos 18 domínios associados à marca.
Especialistas em direito digital disseram ao IT Web que não há qualquer garantia de que usuários legítimos do site, que armazenavam conteúdos originais, de sua autoria, na plataforma, consigam recuperar seus materiais. Luis Massoco, advogado especialista na área, ponderou que punir o Megaupload pela pirataria é o mesmo que penalizar o Google, que em seus termos de busca apresenta resultados de links que violam direitos autorais.
Saiba mais:
Arquivos do Megaupload devem ser apagados na quinta-feira
Pirataria: penalizar Megaupload é o mesmo que responsabilizar Google
Sopa, Megaupload e Anonymous: 10 fatos essenciais
Por Megaupload, Anonymous diz ter derrubado site do FBI
