Categories: Notícias

APC RS1200 – Mais um nobreak nacional

No final de julho estive na fábrica da APC para a apresentação do novo nobreak da empresa para o mercado nacional, e para uma nova visita a fabrica e suas linhas de produção. O modelo Back UPS RS1200 apresentado aos jornalistas tem algumas características interessantes, uma delas, e talvez a mais importante, é que se trata do primeiro produto desenvolvido pelo Centro de Projeto do Brasil, e será exportado para outras unidades da APC pelo mundo afora.

A diferença de um produto desenvolvido aqui para um desenvolvido no exterior é a sua adaptabilidade às necessidades dos usuários brasileiros. O Centro de Projeto entrevistou e identificou as principais necessidades dos usuários e projetou um nobreak que atendesse da melhor forma os principais pontos levantados por esses usuários. Assim sendo, o BR1200BI-BR tem alta autonomia (cerca de uma hora para um desktop comum), oito entradas de alimentação sendo duas delas mais espaçadas para o uso de pequenos transformadores, não usa fusíveis e sim disjuntores para proteção em caso de sobrecarga, é bivolt automático (seleção automática, sem necessidade de chaves), tem proteção para linha telefônica e tem uma conexão USB (*) com o PC, para o uso do software de monitoração.

(*) Infelizmente, por uma questão de custos, o cabo de conexão é vendido à parte, o que dificulta a aquisição do nobreak com o cabo junto, pois não é comum as lojas de varejo estocar acessórios, ainda mais um cabo específico para uma única aplicação.

O fator de potência é de 0.50 o que garante cerca de 600 watts para alimentar até 2 PCs. Comparado com o famoso e excelente BK1500 (importado) com seus 1500 VA e 0.55 de fator de potência (835 watts) o RS 1200 é um pouco mais fraco mas tem a durabilidade da bateria muito maior, além de ser bivolt e por causa das baterias maiores,bem mais pesado. Outra característica importante são os 2 anos de garantia (incluindo bateria) com a possibilidade de estender a garantia por mais 1 a 3 anos, dependendo do plano.

O peso do conjunto inspira respeito, são 15 kg, e o funcionamento é bastante silencioso e regular. Uma das coisas que me chamaram a atenção positivamente foi seu formato e tamanho, muito mais fácil de acomodar do que a “torre” do BK1500, aliás, o RS1200 é significativamente mais curto do que a maioria dos gabinetes de PC atuais, embora tenha aproximadamente a mesma largura. Caso o usuário consiga adquirir o cabo de conexão proprietário (USB em uma ponta, RJ45 em outra), o ótimo software PowerChute Personal Edition é sem dúvida um dos melhores disponíveis no mercado para o usuário doméstico ou de pequenas empresas.

O preço sugerido é em torno de 400 reais, o que o deixa em uma posição desconfortável frente ao BK1500 que custa praticamente o mesmo e é um produto superior (em potência e já vem com o cabo de conexão). Caso o tempo de duração da bateria seja determinante, ou a necessidade do suporte a 110v/220v, o 1200RS passa a ser uma alternativa melhor do que o BK1500.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

16 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

19 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

21 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago