Categories: Notícias

Anatel perdeu capacidade de ação

Segundo pesquisa da Câmara Americana de Comércio (Amcham) divulgada nesta sexta-feira (19/10), a Agência Nacional de Telecmounicações (Anatel) perdeu agilidade no atendimento às demandas da sociedade e dos usuários de serviços de telecomunicações, não sendo capaz de dar respostas e soluções satisfatórias às questões que lhe são apresentadas.

O levantamento foi realizado durante os meses de julho e agosto de 2007 com 70 agentes regulados do setor de telecomunicações, entre eles operadoras, fabricantes e fornecedores de equipamentos e tecnologia, conteúdo, prestadores de serviços, consultores, associações do setor, universidades e órgãos públicos.

Comparando a pesquisa atual com anteriores, o relatório da Amcham concluiu que a Anatel, em 2007, atuou, como nunca, de modo distante dos objetivos que lhe foram traçados não realizando seu trabalho de coordenadora e implementadora das políticas do setor de telecomunicações e de elaboradora das normas que disciplinam os serviços no País.

Sobre a transparência da agência, o relatório conclui que este ano houve uma tendência de queda nas respostas positivas, uma vez que em 2006, 69% dos representantes de agentes de mercado consideravam que a Anatel “geralmente” atuava com transparência. Em 2007, esse percentual caiu para 46%, ao passo que o índice dos que responderam “raramente” aumentou de 17% em 2006 para 34% em 2007.

Com referência à agilidade da Anatel na atuação de maneira preventiva em relação ao mercado para fomentar e garantir a universalização dos serviços, a resposta desse quesito tem sofrido declínio a cada ano. Em 2005, 51% dos entrevistados responderam entre “sempre” e “geralmente”. Em 2006, o percentual caiu para 36%; e em 2007 para 32%. Ressalte-se que, em 2007, 25% dos entrevistados responderam “nunca”.

A capacidade para lidar com a convergência, o relacionamento interno e com os demais órgãos públicos também pioraram consideravelmente em 2007, e esse desempenho negativo, sem dúvida, deve-se à interferência política cada vez mais acentuada sofrida pela Anatel, à asfixia pela falta de recursos e à superposição de funções com o Ministério das Comunicações, gerando a imobilização do órgão regulador.

A crença no regime de agências reguladoras, continua forte no setor. Porém, Um número decrescente de entrevistados concorda que deveria haver uma agência única para regular radiodifusão e telecomunicações. Em 2006, o percentual dos que optaram por órgão único foi de 75%. Este ano, o índice foi para 65%.

Dentre as sugestões de melhoria do ambiente regulatório no setor de telecomunicações apresentado pelo relatório, estão: a agência deve portar-se como agente de solução de impasses e controvérsias entre os membros do mercado, de modo a equilibrar a competição do setor; o órgão deve proferir decisões mais consistentes, tornadas transparentes e que formem jurisprudência com efeito vinculativo; há necessidade de contratar programas de qualificação do seu quadro de pessoal; a Anatel deve agir com imparcialidade e impessoalidade na edição de normas e na resolução de conflitos; atuar junto às casas legislativas, defendendo os interesses tanto dos prestadores de serviços como dos usuários; e operar com mais presteza com relação à formulação de regras setoriais.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

19 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

22 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

1 dia ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago