Categories: Notícias

Ameaças cibernéticas: 14 previsões para 2017

A Intel Security apontou em relatório lançado ontem (30/11), 14 tendências de ameaças cibernéticas que merecem atenção em 2017, os acontecimentos mais importantes a serem acompanhados na área de segurança da nuvem e da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e os seis desafios mais difíceis de resolver enfrentados pelo setor de segurança cibernética. Confira abaixo:

1. Os ataques de ransomware sofrerão uma queda no segundo semestre de 2017 em termos de volume e eficácia.

2. As explorações de vulnerabilidade do Windows continuarão a diminuir. Já as ameaças que têm como alvo softwares de infraestrutura e softwares de virtualização irão aumentar.

3. Hardware e firmware serão alvos cada vez mais visados por invasores altamente capacitados.

4. Usando softwares em execução em laptops, os hackers farão tentativas de “sequestro de drones” para diversas finalidades criminosas ou de hacktivismo.

5. Os ataques móveis combinarão bloqueios de dispositivos móveis com o roubo de credenciais, permitindo que os ladrões cibernéticos acessem informações como contas bancárias e cartões de crédito.

6. Os malwares da IoT criarão pontos não autorizados de acesso à casa conectada que poderão ficar anos sem ser detectados.

7. O aprendizado de máquina acelerará a proliferação e aumentará a sofisticação de ataques de engenharia social.

8. Anúncios falsos e “curtidas” compradas continuarão a se proliferar e comprometer a reputação.

9. As guerras de publicidade se agravarão e as novas técnicas utilizadas pelos anunciantes para distribuir anúncios serão copiadas por hackers para aumentar a capacidade de distribuição de malware.

10. Hacktivistas desempenharão papel importante na exposição de questões de privacidade.

11. Graças à maior colaboração entre o setor e a polícia, operações de imobilização realizadas pela polícia reduzirão o crime cibernético.

12. O compartilhamento de informações sobre ameaças resultará em grandes progressos em 2017.

13. A espionagem cibernética se tornará tão comum no setor privado e no submundo do crime como já é entre estados-nação.

14. Empresas do setor de segurança física e cibernética colaborarão para blindar produtos contra ameaças digitais.

Recent Posts

Copa do Mundo 2026 vira laboratório global para IA, dados e infraestrutura digital

Desde o início do ano, a redação acompanha como a Copa do Mundo 2026 extrapola…

11 minutos ago

NiCE cria hub de pesquisa para acelerar adoção de IA agêntica nas empresas

A NiCE anunciou a criação do NiCE Labs, um laboratório voltado ao desenvolvimento e à…

51 minutos ago

83% dos executivos dizem que transformação corporativa falha, aponta teya

A maioria dos programas de transformação corporativa não entrega o que promete. Essa é a…

2 horas ago

STF julga recursos do Google e Meta sobre responsabilidade por posts ilegais

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na quarta-feira (10) os recursos apresentados pela…

2 horas ago

Copa do Mundo deve impulsionar uso de IA para manter produtividade durante o expediente

A realização da Copa do Mundo FIFA de 2026 pode representar um dos maiores testes…

3 horas ago

Google e Monashees criam fundo para startups de IA no Brasil

O Google e a gestora de venture capital Monashees anunciaram nesta semana, durante o evento…

3 horas ago