Categories: Negócios

Agile: o cenário brasileiro da metodologia na prática

 A metodologia Agile tem sido adotada por organizações de diferentes portes e verticais para tornar processos empresariais mais rápidos, acelerando a transformação digital. Pensado, inicialmente, para facilitar a criação e entrega de sistemas, hoje o conceitoé amplamente utilizado em outros processos. A área de TI lidera, em muitos casos, a implementação desse tipo de metodologia.

 

Resumidamente, Agile consiste em uma forma de acelerar as entregas durante o desenvolvimento de um projeto, fracionando o todo em entregas incrementais. O trabalho é feito em times com equipes multidisciplinares para atingir uma meta estabelecida a cada fase. Muitas empresas já estão trazendo os benefícios ágeis para a gestão de projetos e, até mesmo, para o centro da estratégia, pois o mercado altamente competitivo exige que as companhias possam responder rapidamente às mudanças para não perder mercado.  

 

Na teoria, o processo é de amplo conhecimento do mercado. Na prática, não é bem assim. Qual será o cenário de uso da metodologia dentro das empresas brasileiras? Afinal, as organizações efetivamente utilizam essa tecnologia no desenvolvimento de novas soluções, ou este é apenas um discurso? A maioria das empresas ainda não concorda totalmente que isso seja uma realidade. Confira no gráfico abaixo os dados colhidos na pesquisa “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, de 2018: 

 

 

 

Dentre as empresas que responderam “concordo” ou “concordo completamente”, ou seja, aquelas que efetivamente estão utilizando metodologias ágeis, a maioria é dos segmentos de serviços, comércio atacadista e varejista e indústria da engenharia e construção, que ficam empatados em primeiro lugar. Em seguida vem o setor de agronegócios, com o mesmo percentual da área da saúde. O gráfico abaixo mostra a fatia de cada segmento: 

 

 

E em quais tipos de projetos as empresas que utilizam Agile estão implementando esta metodologia? Desenvolvimento de Sistemas recebeu a maior parte das respostas (32,6%), com utilização em mais da metade dos projetos deste tipoPorém, quando o assunto são outros Programas Digitais e de Transformação Organizacional, o percentual de aderência de metodologias Agile em mais de 50% dos projetos cai para 24,4%. O percentual é similar ao apresentado também em Mapeamento e Desenvolvimento de Novos Projetos (28,5%). 

 

 

 

Ainda há muito espaço para uso de abordagem ágil para satisfazer a crescente necessidade de velocidade e melhoria dos processos dentro das empresas brasileiras. Os dados mostram que, apesar de a pesquisa mostrar adoção dos métodos Agile nas empresas brasileiras, processos lentos e inflexíveis são apontados por mais da metade dos entrevistados como barreira existente ou emergente às iniciativas de inovação em suas companhias. Veja no gráfico: 

 

 

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

8 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

9 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

10 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

11 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

12 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

13 horas ago