Notícias

Adivinhe? Computação em nuvem é mais difícil que líderes esperavam

Nas notícias que eu arquivaria como “duh”, quase 60% das empresas do Reino Unido acham que a nuvem prometeu demais e forneceu de menos, de acordo com um relatório patrocinado pela empresa de consultoria Capita.

O relatório entrevistou 200 tomadores de decisão de TI no Reino Unido e constatou que nove em cada dez entrevistados confessaram que a migração na nuvem está atrasada ou foi adiada devido a “fatores imprevistos”.

Estou apenas especulando, mas, em minha experiência, esses “fatores imprevistos” geralmente incluem um ou mais desses três problemas:

A complexidade inesperada da nuvem colocou tanto estresse nos grupos de cloudops recém-formados que eles realmente arriscaram interrupções e violações. Esse problema ainda não foi discutido, mas acredito que seja a realidade, com base nas informações deste relatório e no fato de 2019 ter tido um crescimento de nuvem mais plano do que o esperado.

O crescimento continuará achatado até que o problema da complexidade seja resolvido.

Segundo, os mitos sobre ascensão e mudança levaram muitas empresas a mover aplicativos para nuvens públicas nesse caminho rápido e de menor custo. Eles percebem que os aplicativos precisam ser refeitos para serem otimizados e para aproveitar ao máximo a hospedagem da nuvem pública. Assim, eles acabam migrando duas vezes.

Terceiro, a falta de talentos para a nuvem restringe o crescimento. A maioria dos executivos seniores (63%) diz que a falta de talentos é uma das principais preocupações de sua organização. Isso de acordo com a Pesquisa de Riscos Emergentes do Gartner para 2019.

A resposta para todos esses problemas é retornar à alavancagem pragmática e fundamental da tecnologia em nuvem – ou de qualquer tecnologia, nesse caso. Isso significa entender que a computação em nuvem bem-sucedida exige expectativas realistas e planejamento sólido, incluindo a escolha de serviços comuns, como segurança e governança.

Os fornecedores de tecnologia em nuvem precisam oferecer aos seus clientes mais assistência para entender o uso pragmático da tecnologia de computação em nuvem. O comprometimento excessivo vem de exageros de marketing que promovem migrações fáceis para a nuvem pública quando existem poucas migrações facilitadas. Parece que meu trabalho durante o ano passado foi percorrer o país e decepcionar aqueles que acreditavam no hype.

Não perca de vista o fato de que, para a maioria das empresas, migrar para a nuvem pública é uma jornada que vale a pena, com benefícios de curto e longo prazo. No entanto, você precisa entender as realidades. Tome as medidas necessárias para evitar os erros que eu listei e tudo ficará bem.

Recent Posts

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

4 horas ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

5 horas ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

5 horas ago

IFS anuncia aquisição da Copperleaf

A britânica IFS, empresa de software corporativo que tem se focado em ofertas de IA…

6 horas ago

Cultura de exclusão impacta produtividade da comunidade LGBTQIAP+

*Por Pamela Sousa e Rafael Romer A promoção de políticas inclusivas que criem ambientes acolhedores…

8 horas ago

Comunicação é calcanhar de Aquiles da experiência digital no setor financeiro, diz Google Cloud

A nova edição do já tradicional estudo do Google Cloud sobre experiência digital no setor…

9 horas ago