Categories: Notícias

A importância do data center na prevenção de ataques hackers

?O que as empresas precisam entender é que a segurança não é investimento, mas sim um processo e conscientização dos administradores?, avalia Victor Arnaud, diretor de marketing e processos de TI da Alog. Muito tem se falado nos ataques hackers do grupo Anonymous às instituições financeiras do Brasil nesta semana. Será que as empresas não estavam preparadas tecnologicamente? Para o executivo, a infraestrutura nacional de telecom não tem muita banda disponível, ao contrário de outros países, deixando a desejar quando o assunto é segurança. ?Assim sendo, não adianta tentar se autoproteger.?

Ter um data center com grande infraestrutura é um passo rumo à proteção, embora o executivo destaque que não existam empresas e tecnologias 100% seguras. Ataques como os vistos nesta semana, conhecidos como ataque de negação de serviço, vêm, em sua grande maioria, de fora do país. Desta forma, o papel do data center é limitar o tráfego de acessos internacionais. O próximo passo é contatar as operadoras de comunicação. ?É um combate; uma ação difícil de fazer. Nesse caso, o mais oportuno é ter alternativas secundárias para os clientes, como atendimento em caixas eletrônicos e via telefone?, avalia Arnaud.

Caso similar
Na copa do mundo de 2010, a Alog deu suporte ao site do Lancenet, onde a equipe técnica se preparou para os picos de audiência durante os jogos decisivos e nas horas seguintes ao final da partida do Brasil. ?Preparamos uma infraestrutura que era 10 vezes superior ao que o cliente tinha tradicionalmente e tivemos sucesso?, conta Nelson Mendonça, diretor de operações de TI da Alog.

De acordo com o executivo, o número registrado de acessos corresponde a três vezes mais que os picos observados nas finais dos campeonatos brasileiros. O que mostra que a precaução das empresas pode ajudar em momentos inesperados, como em momentos reais de pico de audiência ou de ataque de negação de serviço.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

22 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

1 dia ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

1 dia ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago