Categories: Notícias

A batalha dos antivírus – confrontando 9 soluções de mercado!

Já fazia um bom tempo que queria fazer um teste destes. Afinal antivírus é algo que todos precisamos em todo momento. Eu precisava escolher um lote justo e correto de programas para serem avaliados. Os programas eleitos atenderam a critérios bem definidos: versão nova ou com não mais de 6 meses; programas comerciais (pagos), com exceção do Microsoft Security Essentials pois este foi usado como “balizador” do teste; ter presença relevante no mercado e comprovada qualidade técnica. Os produtos foram recebidos no final do ano passado e o teste aconteceu em seguida. Assim nove antivírus foram testados. Poderiam ser mais? Sem dúvida, mas estes foram os que atenderam aos critérios propostos e que estavam disponíveis nesta ocasião (fornecidos pelos fabricantes). Se for citado nos comentários o fato de um ou outro (justo aquele que você usa) não estar no teste não aceitarei como crítica e sim como sugestão para um próximo teste.

Cada um dos programas têm recursos “extras” (alguns mais, alguns menos) dos mais diversos. O foco deste teste não foi confrontar este amplo espectro de recursos de cada em um, mas sim sua função específica de proteção. Assim apenas a dimensão eficácia na proteção contra ameaças foi avaliada: detecção contra programas, intrusão, anexos e sites maliciosos. Outro aspecto muito importante também foi considerado: o “peso” da solução. Ou seja, o quanto o PC fica mais lento pelo fato de usar cada um dos programas.

Cabe ressaltar que resultados obtidos refletem uma “fotografia” dos produtos como eles se comportaram frente às ameaças no final de 2010 e começo de 2011. Isso tudo é muito dinâmico. Os produtos mudam. As ameaças mais ainda. Novas vacinas (definições de vírus) e atualizações dos próprios produtos podem mudar estes resultados. Por isso que avaliar soluções de segurança é tão complicado. Em relação às ameaças, ao longo do teste diversos sites escolhidos, com programas maliciosos saíram do ar e tantos outros surgiram. Por isso tive que refazer os testes confrontando programas contra ameaças diversas vezes até conseguir a mesma base estável de comparação para todos os produtos. Trabalhoso, mas divertido!

Também convém ressaltar e imensa qualidade de todos os produtos testados. Cada um deles traz soluções criativas e inovadoras. Algumas parecidas entre si, outras únicas de cada programa. Quisera pude explorar todos os recursos adicionais destes produtos e contar em detalhes… Mas o teste não ficaria pronto antes do meio do ano!!

Page: 1 2 3 4 5

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

9 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

12 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

15 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago