Unibanco e Instituto Fleury lançam portal

Author Photo
11:05 pm - 23 de maio de 2011

Portais corporativos continuam ganhando a atenção das empresas. Prova disso é que duas instituições – Unibanco e Instituto Fleury – acabam de anunciar iniciativas do gênero.
O Unibanco está aproveitando o ano em que completa 80 anos para se reposicionar no mercado. E uma de suas últimas ações foi remodelar seu Web site. A nova versão, que já está no ar, visa a trazer maior agilidade e facilidade de navegação para o usuário, além de um visual agradável e descontraído. A decisão de repaginar o site surgiu após uma pesquisa com clientes e não-clientes usuários de internet, encomendada à empresa especializada em comunicação corporativa Conteúdo Expresso.

O estudo, que teve como foco o comportamento dos internautas que acessam sites de instituições financeiras, mostrou que um dos itens mais apreciados pelos usuários de é o sistema de pirâmide invertida.

Trata-se do modelo no qual a home do site apresenta uma visão geral de todos os conteúdos, produtos e serviços disponíveis, oferecendo ao usuário a possibilidade de selecionar um assunto para se aprofundar. Com esta configuração, evita-se que o site do Unibanco se torne um labirinto para o usuário, espera o diretor de internet do Unibanco, Marcelo Tonhazolo.

Segundo ele, as transformações no perfil dos usuários nos últimos anos também contribuíram para as mudanças no site do banco. Se antes buscavam lazer e entretenimento, agora procuram trabalho e negócios.

Nos últimos doze meses, o Unibanco registrou aumento de 32% no total de acessos ao seu web site, que atualmente gira em torno de dez milhões ao mês.

Já o Instituto Fleury, entidade sem fins lucrativos criada no ano passado, acaba de colocar no ar seu portal. O projeto, planejado e implementado pela iThink, consultoria especializada na otimização de negócios por meio de canais eletrônicos, tem por objetivo o atendimento a três vertentes distintas: científica, educacional e de ações sociais.

Além de linguagem e conteúdo adequados, o portal inclui também uma série de ferramentas desenvolvidas para facilitar a administração por parte do Instituto e também para agilizar sua interação com o público-alvo. Um exemplo é a ferramenta de publicação de conteúdo para a área de eventos e projetos do portal. No espaço voltado para pesquisa e desenvolvimento, a comunidade científica ganhou uma área para submeter de projetos de pesquisa. Então, os interessados podem acompanhar, pela Internet, o status da avaliação de seus projetos que, se aprovados, receberão apoio do Instituto.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.