Notícias

Windows 10 impulsiona alta em vendas de PCs; Lenovo lidera ranking

As vendas globais de PCs cresceram no segundo trimestre deste ano, segundo informações do Gartner e do IDC. Conforme reportagem do site especializado ZDNet, as consultorias destacam que essa alta foi impulsionada, em parte, pela atualização do Windows 10.

Segundo o IDC, as vendas no segundo trimestre totalizaram 64,9 milhões de unidades, um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o Gartner registrou crescimento de 1,5% em relação ao último ano, com 63 milhões de unidades vendidas.

Lenovo lidera
Ambas as empresas confirmaram que a Lenovo liderou as vendas de equipamentos, com participação de 25% no mercado. A HP e a Dell ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com 22,2% e 16,9%, seguidas pela Apple e Acer.

Apesar do crescimento, os analistas alertam que o cenário pode ser modificado por conta da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

Mikako Kitagawa, analista do Gartner, afirma que os impostos adicionais sobre produtos importados podem ter grande impacto para o mercado de tecnologia.

“A maioria dos notebooks e tablets são fabricados atualmente na China, e os preços desses dispositivos nos EUA podem sofrer aumentos significativos se as tarifas forem impostas e os fornecedores não tomarem medidas rápidas para responder.”

Recent Posts

Skyone lança agentes de IA prontos para operar após identificar que clientes travavam na adoção

A Skyone anunciou na noite de quarta-feira, 10 de junho, o lançamento da Vertical AI,…

29 segundos ago

Reckitt anuncia Humberto Moisés como novo diretor de TI&D para a América Latina

Nesta quarta-feira (10), Humberto Moisés anunciou que assumiu o cargo de diretor de TI&D (tecnologia…

6 minutos ago

Segurança de software na era da IA: o programador no centro da crise

por Carlos Cabral A antiga chefe de segurança cibernética do governo Obama, Jen Easterly, tem…

1 hora ago

Oracle supera projeções no trimestre, mas ações recuam com plano de captar mais US$ 40 bilhões para expansão em IA

A Oracle divulgou na última quarta-feira, 10, resultados acima das expectativas para o quarto trimestre…

2 horas ago

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

15 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

16 horas ago