A Inteligência Artificial vai alterar para sempre o mercado de trabalho. Ou quase isso.
Para a Robert Half, consultoria especializada em talentos, apesar do potencial, não há riscos da IA substituir profissionais.
O que haverá, segundo a empresa, é complementaridade. E nessa linha, novas áreas e carreiras surgirão. Confira a seguir a previsão!
À medida que as empresas adotam mais tecnologias, o processo de transformação digital se torna mais complexo. Por isso, além dos CIOs, gerentes de transformação digital serão essenciais.
O profissional desempenhará papel crucial na interação entre humanos e máquinas nos próximos anos. Para que ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, apresentem bons resultados, o input humano precisa ser certeiro.
Especialistas técnicos que criarão soluções de Inteligência Artificial: esses profissionais podem desenvolver ferramentas personalizadas para auxiliar no processamento de faturas ou na avaliação da sinistralidade em seguros.
Para utilizar a IA de maneira segura, as companhias precisarão adquirir conhecimentos jurídicos extras. Além de advogados(as), outros especialistas de áreas como gerenciamento de dados, TI, compliance e marketing também estarão envolvidos nas operações de soluções de IA.
Esses profissionais se concentrarão especificamente em proteger os sistemas de ataques, garantindo a integridade e confidencialidade dos dados.
A IA pode coletar, processar e analisar grandes volumes de dados em tempo real, fornecendo insights valiosos às empresas. Com isso, os analistas de dados precisarão aprimorar suas habilidades na atuação com a IA.
A automação inteligente, impulsionada por IA e robótica, terá um impacto significativo na indústria de manufatura. Engenheiros do setor deverão se qualificar para projetar, implementar e supervisionar sistemas automatizados, além de trabalhar em colaboração com robôs.
Consultores(as) com perfil técnico aguçado, especializados em entender, desenvolver e implementar soluções de IA, precisarão, no futuro, ter formação em matemática, ciência da computação, estatística ou áreas relacionadas, para melhor compreenderem suas aplicações.