2 desafios e  2 avanços da incorporação  da IA GPT  aos chatbots

O chatbot mais famoso da atualidade é o ChatGPT, que utiliza o modelo de linguagem GPT para gerar respostas elaboradas às perguntas  feitas por usuários.

GPT (Generative Pre-trained Transformer) é uma tecnologia desenvolvida pela OpenAI, uma organização criada para fazer pesquisas dedicadas à inteligência artificial (IA).

Por conta do sucesso em solucionar os prompts criados pelos usuários, a tecnologia GPT é utilizada por diversos outros chatbots — o que significa avanços, mas também desafios.

1. Experiência  do usuário

A IA generativa entende o contexto das dúvidas dos usuários. Isso ajuda os  chatbots a entregarem  respostas mais assertivas e menos “robotizadas”.

Além de ler o contexto, a IA consegue inserir-se nele.  É possível conversar com diferentes personas do  chatbot e ter resultados  ainda mais certeiros.

2. Possibilidades de personas

3. Fenômeno  da “alucinação”

Por mais inteligente que seja,  a IA ainda não tem o mesmo poder cognitivo que os  humanos. Assim, há a possibilidade da tecnologia gerar respostas insatisfatórias.

Outra questão é que o  Modelo de Linguagem de Grande Escala (LLM) é genérico, pois não é treinado para necessidades específicas.

4. Desafio  do LLM 

Apesar de ser uma tecnologia  que já faz parte do dia a dia, a inteligência artificial ainda tem muito caminho pela frente. Acompanhe os passos dela  com o IT Forum!