Futuro  data-driven: 3 desafios para ter uma empresa orientada por dados

A cultura data-driven representa um grande  avanço para qualquer empresa. Segundo dados  do IDC, negócios que adotam o método têm duas vezes  mais eficiência, lucros e satisfação do cliente.

Ainda assim, somente ¼ considera-se orientado  por dados. Entenda os principais desafios encontrados pelos profissionais entrevistados,  a seguir.

Análise de dados

Dados brutos não vêm prontos para análise. Muitas vezes, é necessário lapidá-los antes de analisá-los para chegar a conclusões válidas.

O processo não é simples. Dados podem vir em medidas diferentes, trazer informações irrelevantes, etc. O passo prévio à análise de dados é essencial.

 Benefícios comerciais

Antes de começar a estruturar os bancos de dados das empresas, vale levar em consideração os benefícios comerciais entregues durante o processo.

Esse tipo de estrutura pode  levar anos para ser concluída, mas deve trazer benefícios  para a empresa antes disso. Assim, o interesse e o investimento são mantidos.

Usuário final

De nada adianta implementar um sistema incrível de compilação de dados se os funcionários da empresa não sabem usá-lo de maneira eficaz.

Pensar no usuário final é um dos grandes desafios considerados durante todo o processo de desenvolvimento e implantação de uma estrutura de dados.

Além dos desafios principais,  há outros explicados a fundo  por profissionais de dados. Entenda tudo no conteúdo disponível no IT Forum!